Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

MODELOS DE RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO DA APRENSIZAGEM – BIMESTRAL

Siga nossas Redes Sociais

O ALUNO É MUITO EDUCADO E CARINHOSO MAS AINDA NÃO ADQUIRIU OS CONCEITOS, ESTÁ EM FASE DE APRENDIZADO . O ALUNO TEM UM ELEVADO NÚMERO DE FALTAS, O QUE COMPROMETE A SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES E ACABA PREJUDICANDO EM MUITO SEU APRENDIZADO. O ALUNO CONSEGUE COPIAR DO QUADRO NO TEMPO NESCESSÁRIO MAS NA HORA DE REALIZAR AS TAREFAS DEMONTRA NEVORSISMO POIS NÃO COMPREENDE O QUE PRECISA SER FEITO.O MESMO FAZ REFORÇO DURANTE TODA A SEMANA E MESMO COM TODO APOIO E AJUDA INDIVIDUAL O ALUNO AINDA NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR A TURMA NAS REALIZAÇÕES DE TAREFAS E LEITURAS PROPOSTAS PARA ESSA FAIXA ETARIA.

Apresenta bom aproveitamento no processo de aquisição da leitura e escrita.

Domina as convenções gráficas de orientação e alinhamento da escrita, bem como a delimitação dos espaços em branco e da pontuação em final de frases. Reconhece as unidades fonológicas: letras, sílabas e palavras compondo e decompondo novas palavras. Lê com fluência fazendo inferência e demonstrando compreensão global do texto trabalho. Localiza informações explícitas. Produz frases apresentando boa organização do pensamento. Produz  frases apoiados em sequência lógica de pensamento.

Em Matemática reconhece números naturais em vários contextos. Reconhece números até 300 relacionando as suas respectivas quantidades. Identifica antecessores e o sucessores, números pares e ímpares.  Escreve séries numéricas em ordem crescente e decrescente.  Escreve sequência numérica contando de 2 em 2, Compõe e decompõe números de 3 ordens até quantidade 400. Identifica as unidades de medida de tempo fazendo leitura no calendário com sucesso e registrando hora exata e meia hora em relógio  de ponteiro. Representa e reconhece-as formas geométricas nos espaços cotidiano. Resolve situações problema de adição e subtração.Em Geografia identifica informações representadas  sobre  espaço urbano e espaço rural. Em Ensino Religioso Encontra-se consolidadas as habilidades trabalhadas dentro dos temas valores humanos.  Em Arte encontra-se consolidadas as habilidades trabalhadas dentro das artes visuais.

 

Apresenta aproveitamento razoável  no processo de aquisição da leitura.

Domina parcialmente as convenções gráficas de orientação e alinhamento da escrita, bem como a delimitação dos espaços em branco e da pontuação em final de frases. Apresenta dificuldade em identificar gêneros textuais explorando as características  e elementos constitutivos. Reconhece as unidades fonológicas porém eventualmente troca letras e sílabas . Lê   mas apresenta dificuldade em fazer inferência e  compreender globalmente o texto

trabalhado. Produz frases simples e pequenos textos apoiados em sequência lógica  mas as vezes e necessário reestruturá-los e organizar idéias .

Em Matemática reconhece números naturais em vários contextos. Reconhece números até 300 relacionando as suas respectivas quantidades. Identifica antecessores e o sucessores, números pares e ímpares.  Escreve séries numéricas em ordem Apresenta

crescente e decrescente.  Escreve sequência numérica contando de 2 em 2, 3 em 3… 5 em 5, Compõe e decompõe números de 3 ordens até quantidade 300 utilizando material concreto.Apresenta dificuldade em Identificar as unidades de medida de tempo, fazer leitura no calendário e registrar hora exata e meia hora em relógio  de ponteiro. Lê e interpreta gráficos e tabelas simples. Representa e reconhece-as formas geométricas nos espaços cotidiano. Resolve situações problema de adição e subtração porém as vezes e necessário o uso de material concreto. Reconhece e calcula o dobro e o triplo de unidades.

Em Ciências da natureza apresenta conhecimento parcial das partes externas do corpo humano e das características fenotípicas. Identifica algumas funções vitais, a diferença entre meninos e meninas e o ciclo de vida dos seres humanos.

Em Geografia identifica informações representadas em linguagem cartográfica, descreve percursos e representa o espaço tendo com referência a sua casa, escola .

Em História compreende parcialmente sobre a formação do povo brasileiro e sua diversidade cultural, ampliou o conhecimento sobre a história da escola onde estuda bem com a importância da escola no meio social. Em Arte encontra-se consolidadas as habilidades trabalhadas dentro das artes visuais.Observação o aluno apresenta dificuldade em cumprir regras e combinados ,em copiar as tarefas de sala e realizar as tarefas de casa.

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL –

Com base nos objetivos trabalhados neste primeiro  bimestre, foi possível observar que a criança, tem apresentado um bom desempenho.

Tem facilidade em aprender quadrinhas, parlendas e músicas, apresentando boa linguagem oral.

Nos jogos e brincadeiras nas quais participa, socializa bem, sempre espera sua vez sem reclamar.

Gosta de atividades plásticas, desenhar, pintar e usar cores variadas, reconhece e sabe grafar números com suas quantidades e as formas geométricas, possui noção do esquema corporal. Vem se esforçando para aprender as letras trabalhadas. Portando está correspondendo bem as atividades propostas.

 

No decorrer deste primeiro bimestre, foi possível considerar que a criança tem se desenvolvido gradualmente na aquisição da aprendizagem. Porém, ainda apresenta  dificuldades em fixar alguns conceitos, como: formas geométricas, números, cores e as letras trabalhadas.   Porém se esforça,  já copia os enunciados e seu primeiro nome.

Está sendo estimulado a utilizar diferentes linguagens (corporal, plástica, oral, escrita e musical) que serão trabalhadas diariamente, onde  espero que logo conseguirá sanar as dificuldades apresentadas e obtendo assim, bom rendimento em sua aprendizagem. Durante a roda de conversa, participa, gosta de expor suas ideias para o grupo, sabe esperar a vez de falar, sem conflito, socializando bem com a turma. Portanto, atingiu parcialmente os objetivos propostos.

 

A partir das atividades realizadas ao longo do bimestre, foi constatado que a criança tem apresentado um aproveitamento muito bom em todos os campos de aprendizagem. Participa das aulas com desenvoltura, sabendo expressar os seus conhecimentos e argumentando objetivamente sobre o assunto que está sendo abordado, mostrando que está realmente crescendo a cada dia. Geralmente entende o que se diz na aula e se esforça para realizar bem suas atividades, com isso, participa com empolgação de todas as brincadeiras, respeitando as regras e esperando sua vez de participar. Apresenta noção de esquema  corporal, sabe escrever o seu primeiro nome sem ajuda, reconhece as formas geométricas, cores, vogais, consoantes trabalhadas e números com suas respectivas quantidades. Portanto, está correspondendo bem as atividades propostas e desenvolvendo a cognição.

 

 

Foi observado que o aluno tem dificuldades de concentração não assimilando atividades de  rotina tais  como :  as vogais, números, cores, formas, registro de atividades escritas  e orais, memorizar o nome dos colegas e familiares.

Demonstra agressividade  sem motivo aparente, ( quando faz movimentos desordenados com os olhos), teimosia, muito dependente e exige atenção individual chamando a professora todas as vezes que necessita realizar as atividades. É amoroso, linguagem adequada a idade, comunicativo e interessado.  Aguardando avaliação médica, desde já agradeço a atenção.

 

5° ANO

A aluna participa ativamente das atividades propostas, possui limitações ao produzir um texto cometendo erros ortográficos, não fazendo uso das regras básicas de concordância verbal, da pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas). Em Matemática demostrou um bom raciocínio lógico matemático, lê, escreve e compara números naturais de até a ordem de unidades de milhar, resolve e elabora problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão , possui um bom conhecimento dos polígonos, interpreta dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. Nas aulas integradas executou todas as atividades com interesse e compreensão demonstrando um bom conhecimento sobre os conteúdos trabalhados. Para sanar suas dificuldades estou trabalhando jogos e atendimento individualizado.

 

Participou ativamente das atividades propostas conseguindo alcançar todos os objetivos, lê fluentemente todos os portadores textuais, produz textos coerentes e criativos cometendo pequenos erros ortográficos, sabe fazer uso das regras básicas de concordância verbal, da pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas). Em Matemática demostrou um bom raciocínio lógico matemático, lê, escreve e compara números naturais até a ordem de unidades de milhar, resolve e elabora problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão com facilidade , possui um bom conhecimento dos polígonos sabendo nomeá-los, interpreta dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos, possui um bom conhecimento da tabuada de multiplicar o que lhe auxilia na divisão. Nas aulas integradas executou todas as atividades com interesse e compreensão demonstrando um bom conhecimento sobre os conteúdos trabalhados gostando de perguntar e opinar sobre o tema proposto.

 

Participou ativamente das atividades propostas conseguindo alcançar todos os objetivos no bimestre, lê fluentemente e interpreta textos variados produz textos coerentes e criativos cometendo pequenos erros ortográficos, sabe fazer uso das regras básicas de concordância verbal, da pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas). Em Matemática demostrou um bom raciocínio lógico matemático, lê, escreve e compara números naturais até a ordem de unidades de milhar, resolve e elabora problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão , possui um bom conhecimento dos polígonos, interpreta dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. Nas aulas integradas executou todas as atividades com interesse e compreensão demonstrando um bom conhecimento sobre os conteúdos trabalhados interagindo com perguntas e opinando sobre o assunto trabalhado.

 

Participou ativamente das atividades propostas conseguindo alcançar todos os objetivos no bimestre, lê fluentemente e interpreta textos variados produz textos coerentes e criativos cometendo pequenos erros ortográficos, sabe fazer uso das regras básicas de concordância verbal, da pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas). Em Matemática demostrou um bom raciocínio lógico matemático, lê, escreve e compara números naturais até a ordem de unidades de milhar, resolve e elabora problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão , possui um bom conhecimento dos polígonos, interpreta dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. Nas aulas integradas executou todas as atividades com interesse e compreensão demonstrando um bom conhecimento sobre os conteúdos trabalhados interagindo com perguntas e opinando sobre o assunto trabalhado.

 

O aluno apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões do grupo etário-escolar a que pertence. É um aluno assíduo e que demonstra interesse pelo estudo, apresenta sinais de disgrafia, hoje sua grafia está mais legível, realiza as atividades em sala, assim como as tarefas de casa, mas não com autonomia. Apesar de relatar oralmente sobre o que fala o texto, apresenta dificuldades na localização de informações quando são formuladas perguntas em relação a textos. Melhorou seu raciocínio lógico, já realiza operações. Demonstra que tem dificuldade na multiplicação e divisão. É um aluno que se relaciona bem no âmbito escolar.

 

É uma aluna responsável e assídua. Participa das atividades cotidianas em sala de aula. interagindo com os colegas e o professor. Identifica diferentes gêneros textuais, e lê oralmente com fluência e expressividade. (com ritmo, entonação adequada), interpreta diferentes tipos de textos com rapidez. Produz frases coerentes e com organização de ideias, porém, tem dificuldades com a ortografia e pontuação. Resolve situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão. ( 2 e 3).

 

É uma criança desatenta e que se dispersa facilmente. Tem dificuldade para o registro das atividades propostas e memorização dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Demonstra dificuldade para centrar-se nas atividades em especial as que exigem registro escrito. Apresentou muita dificuldade na aquisição da leitura e na interpretação de diferentes gêneros textuais. Na produção de textos demonstra dificuldades na escrita de palavras, consideradas complexas, bem como a utilização de letras maiúsculas em início de parágrafos e em nomes próprios. Apresenta limitações em organizar as ideias, produzindo textos sem sequência. Teve dificuldade em identificar termos que estão flexionados em gêneros, número, tempo e modo verbal. Realiza tarefas que envolvam as quatro operações da matemática e tem bom raciocínio lógico. As vezes falta comprometimento com os estudos.

 

O aluno é desorganizado, desatento e se dispersa facilmente. Não apresenta o menor comprometimento com os estudos. Tem dificuldade para o registro das atividades propostas e apresenta dificuldade em interpretação de alguns gêneros textuais (propaganda, tirinha , legenda). Tem dificuldades em realizar operações de divisão e multiplicação, mesmo com apenas um algarismo. Maturidade emocional e desenvolvimento intelectual incompatíveis com o ciclo em que está inserido.

A aluna apresenta dificuldades na leitura , com necessidade de melhorar a pontuação; dificuldade de interpretação e expressão oral e escrita, deficiência ortográfica nos grupos silábicos; produz textos sem sequência lógica, com vocabulário pobre e pouco criativos. Apresenta muita vontade de aprender, é esforçada e dedicada. Consegue realizar as operações de adição e subtração com reserva. Respeita a professora e os demais alunos. Apresentou uma pequena melhora em relação ao início do ano letivo.

 

É uma aluna responsável e assídua. Participa das atividades cotidianas em sala de aula. interagindo com os colegas e o professor. Identifica diferentes gêneros textuais, e lê oralmente com fluência e expressividade. (com ritmo, entonação adequada), interpreta diferentes tipos de textos com rapidez. Produz frases coerentes e com organização de ideias, porém, tem dificuldades com a ortografia e pontuação. Resolve situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão. ( 2 e 3).

 

O aluno demonstrou um bom desempenho. Reconhece diferentes gêneros textuais, lendo com fluência e respeitando os sinais de pontuação. Suas produções escritas apresentam boas ideias, criatividade, sequência lógica. Sua escrita é boa, porém, com muitos erros ortográficos e sem domínio das regras de pontuação. Utiliza estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão. Tem conhecimento dos fatos, situações problemas e qualquer atividade relacionada com os mesmos, formula, interpreta e analisa gráficos com facilidade.

 

Em Língua Portuguesa o educando precisa melhorar a leitura, a escrita, a interpretação e produção textual não absorveu assuntos como: aplicabilidade de sinais de pontuação e de acentuação gráfica. Tem dificuldade no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Não faz a escrita do nome dos numerais (unidade de milhar). Apresenta muita vontade de aprender, é esforçado e dedicado.

 

É uma criança desatenta e que se dispersa facilmente. Em certos momentos demonstra o comportamento inadequado ao ambiente escolar. Tem dificuldade para o registro das atividades propostas e memorização dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Demonstra dificuldade para centrar-se nas atividades em especial as que exigem registro escrito. Apresentou muita dificuldade na aquisição da leitura e na interpretação de diferentes gêneros textuais. Na produção de textos demonstra dificuldades na escrita de palavras, consideradas complexas, bem como a utilização de letras maiúsculas em início de parágrafos e em nomes próprios. Apresenta limitações em organizar as ideias, produzindo textos sem sequência. Teve dificuldade em identificar termos que estão flexionados em gêneros, número, tempo e modo verbal. Realiza tarefas que envolvam as quatro operações da matemática e tem bom raciocínio lógico.

Deixe um comentário