Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

1º ano – Atividades de consciência fonológica

Siga nossas Redes Sociais

Você conhece e sabe como estimular as competências da Consciência Fonológica na Alfabetização? Neste artigo, vamos mostrar 5 atividades lúdicas e divertidas para adicionar na rotina de estudo das crianças.

A consciência fonológica é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento do processo de leitura, escrita e posteriormente, aprendizagem das crianças. Mas não se engane, devemos desenvolver a Consciência Fonológica antes, durante e até mesmo depois da alfabetização!

A estimulação dessa habilidade aliada ao ensino do Princípio Alfabético são duas ferramentas muito importantes para um processo de alfabetização bem sucedido! Continue lendo para aprender cinco atividades lúdicas e muito divertidas para desenvolver a consciência fonológica.

O que é consciência fonológica?

Trata-se da habilidade de manipular sons, sílabas e palavras de maneira eficiente e autônoma. A partir dos 3 ou 4 anos de idade já podemos começar a introduzir atividades que irão desenvolver essa habilidade precursora do processo de Alfabetização.

Todo esse processo de estruturação deve ser seguido, a partir da educação infantil, de acordo com o progresso da criança, sempre começando da competência mais simples até a mais difícil.

Por isso, começaremos explicando a mais fácil que é a rima, e depois seguimos até a mais complexa  que é a Consciência Fonêmica.

  • Rima: Essa competência é sobre a habilidade da criança distinguir e identificar sons similares. Aqui, a criança não precisa, necessariamente, possuir um vocabulário ou entender além do que o som da palavra. Por exemplo, ela pode identificar que “Cafuné” e “Café” rimam mesmo sem saber do significado de ambas as palavras. O que deve ser estimulado aqui, é a identificação de sons parecidos.
  • Aliteração: Depois de treinarmos a habilidade de Rima, podemos introduzir exercícios que estimulam a aliteração. O foco aqui está em identificar diferentes palavras que começam com o mesmo som. Por exemplo: “Casa” e “Camelo” têm o mesmo ínicio sonoro, mas representam duas coisas muito diferentes.
  • Consciência das Palavras: Após estimularmos rima e aliteração, a criança já está preparada para estimular a sua capacidade de parar, pensar e perceber os diferentes sons que compõem palavras, não só os que são similares.
  • Consciência de Sílabas: Agora, conseguimos estimular a criança a desenvolver a consciência (parar, pensar e refletir) sobre os “pedacinhos” que compõem as palavras.
  • Consciência Fonêmica: Este é o último estágio da Consciência Fonológica. Aqui, devemos preparar a criança para o manuseio autônomo dos sons da língua. Essa é a habilidade que irá prepará-la para conectar os sons às suas representações escritas (letras) e obter um domínio sobre novas combinações para escrever e ler novas palavras.

Este post tem 2 comentários

  1. Claudia

    Parabéns, excelente material!

    1. admin

      Obrigada, volte sempre!

Deixe um comentário