Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

Plano de aula e sugestões de livros para a semana do DIA DO LIVRO

Siga nossas Redes Sociais

Em abril, existem três dias em que se comemora o Dia do Livro:
  • Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril: Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
  • Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril: Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.
  • Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril: Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

Objetivos :

  • Incentivar os alunos a manusearem livros;
  • Ouvir diferentes histórias infantis.
  • Falar sobre Monteiro Lobato/apresentar personagens .
  • Explorar os movimentos corporais por meio de dança e brincadeiras;
  • Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
  • Possibilitar o desenvolvimento da oralidade, imaginação e criatividade das crianças;
  • Desenvolver a percepção visual através de atividades orais e escritas.

    Desenvolvimento:

 
1º Momento:Linguagem Oral e Escrita
 
  • Conversa informal sobre o autor das histórias do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” Monteiro Lobato.
  • Mostrar/apresentar alguns personagens.
 2º Momento:

  • Assistir ao filme/episódio : O banho de Emília
3º Momento: 
                           Hora da leitura
 
  • Leitura – Manuseio de livros pelos alunos.
  • Incentivo a leitura
  •  Roda de conversa.

  4º Momento:   Corpo e Movimento

  Música Emília – youtube

  • Dançar e brincar.

  5º Momento:   Auditório

  • Músicas diversas
  • Conversa sobre a data
  • Incentivo à leitura
  • Apresentaçoes artísticas.Teatro  ” O Jardim de Ceci”

Avaliação:

  • A avaliação é feita através de registros e observações, visando perceber o desenvolvimento da criança diante das atividades propostas.

A seguir selecionamos alguns livros indicados para a semana do DIA DO LIVRO. No entanto uma lista é sempre uma lista – reduzida e incompleta, ponto de partida, nunca de chegada.

1. Dez bons conselhos do meu pai
João Ubaldo Ribeiro – Companhia das Letras
O livro elenca valores a partir dos conselhos que o pai do escritor lhe deu: seja verdadeiro, pense no que você faz, nunca seja medroso… Durante a leitura, o professor pode explicar a razão desses conselhos para as crianças e trabalhar a questão dos valores e da importância de ouvir os mais velhos.

2. O sol se põe na tinturaria Yamada
Claudio Fragata – Editora Pulo do Gato
Ao retornar à cidade na qual passou a infância, o senhor Yamada faz uma viagem ao tempo com o neto a partir de poesias e de uma velha cantiga. A partir da leitura, é possível trabalhar a relação afetiva com os livros, poesia, família, cotidiano e até com a própria escola.

3. Roupa de brincar
Eliandro Rocha –  Editora Pulo do Gato
Indicado tanto para uma leitura compartilhada quanto para quem está começando a ler sozinho, a obra conta a história de uma menina que tinha como a melhor diversão o guarda-roupa da tia. É um livro para se trabalhar as relações familiares, fantasia e realidade, olhar infantil, brincadeiras, mudanças e superação.

4. Maria vai com as outras
Silvia Orthof – Editora Ática
Maria era uma ovelha que sempre fazia o que as outras ovelhas faziam. E se uma ovelha faz algo que não deveria e as outras copiam? É um livro que faz a criança pensar por ela, o que é certo e o que é errado.

5. O pote vazio
Demi – Martins Fontes
O imperador busca um sucessor e decide distribuir sementes a todas as crianças, para que cultivem flores, dizendo que uma delas será escolhida. A história trabalha a questão do fracasso e da honestidade, com ilustrações e texto primorosos.

6. O Reizinho Mandão
Ruth Rocha – Saraiva
O personagem do título é um menino que vive dando ordens aos outros e só faz o que quer. É uma história para que o professor trabalhe a questão do coletivo, lembrando às crianças que em casa pode ser uma coisa, mas no dia a dia com o grupo e na escola é preciso dar espaço ao outro.

7. Valores para convivência
Esteve Pujol – Pons
Coletânea de contos que falam de respeito, justiça, desigualdade. A partir dos temas, o professor pode discutir com as crianças quais são os valores que consideram importantes em suas vidas.

8. O Livro das Virtudes para Crianças
William J. Bennet – Nova Fronteira
Dois volumes com contos, em que cada história trabalha uma virtude. A leitura ajuda as crianças a reconhecer os bons valores.

9. Não fui eu!
Brian Moses – Editora Scipione
É um livro para tratar a questão da honestidade, a partir da história do menino que não assume aquilo que fez.

10. Pode pegar!
Janaína Tokitaka – Boitatá
A obra aborda de forma sutil a identidade do gênero a partir de uma questão muito presente desde o nascimento das crianças: existe roupa de menino e roupa de menina? O questionamento sobre os costumes culturais é feito a partir de dois coelhos, um de saia, batom e sapatinho de salto e de botas, calça e gravata.

 

1. Tenho medo
Ivar da Coll – Livros da Matriz
Eusébio não consegue dormir por ter medo dos monstros que se escondem em lugares escuros. Para se proteger dos perigos da noite silenciosa, ele conta com um amigo. A obra trata da confiança e da importância da amizade para vencer os medos – mesmo que sejam imaginários.

12. Minhas duas avós
Ana Teixeira – Pólen
O tema central é o das diferenças. A autora faz uma ponte, tanto no texto, quanto nas imagens do livro entre sua própria vida e a ficção. A história fala sobre duas mulheres muito diferentes, que vivem juntas em um universo lúdico.

13. Vazio
Catarina Sobral – Ed. 34
Este é um dos títulos que não fica restrito à história escrita l – até porque se trata de um livro sem palavras. A partir de recortes, pinceladas, carimbos e garatujas, a autora cria uma fábula visual que permite vários níveis de leitura sobre o sentimento do vazio.

14. Esperando a chuva
Véronique Vernette – Editora Pulo do Gato
Afinal, vai chover ou não? Nesse livro, a autora explora a necessidade do homem de se adaptar à força da natureza. O texto em primeira pessoa também ajuda as crianças a se identificar com os pensamentos da personagem.

15. Migrando
Mariana Chiesa Mateos –  Ed. 34
Neste livro também sem palavras, a autora aborda um tema cada vez mais presente dentro das escolas: a imigração. A leitura pode ser iniciada pela capa ou contracapa: tem dois inícios com duas histórias de imigração paralelas que se cruzam em seu interior.

E no seu caso, professor, quais livros infantis já dispararam boas conversas com a sua turma? Compartilhe suas indicações nos comentários!

Deixe um comentário