SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 2º ANO – Ensino Fundamental I
Tema: Fábulas
-
IDENTIFICAÇÃO
-
Série/Ano: 2º ano
-
Disciplina: Língua Portuguesa
-
Tema Geral: Fábulas
-
Duração: 5 encontros de 50 minutos cada
JUSTIFICATIVA
As fábulas são narrativas curtas que transmitem valores éticos e morais por meio de personagens – geralmente animais – que apresentam características humanas. Trabalhar fábulas no 2º ano contribui para:
-
Desenvolver a leitura e a compreensão textual;
-
Ampliar o vocabulário;
-
Estimular a oralidade por meio de dramatizações e debates;
-
Refletir sobre valores como amizade, humildade e responsabilidade;
-
Incentivar a produção de pequenos textos;
-
Fomentar o interesse pela literatura e fortalecer o gosto pela leitura.
-
HABILIDADES DA BNCC (Língua Portuguesa – 2º ano)
-
EF02LP01: Reconhecer, em textos variados, as funções da linguagem.
-
EF02LP02: Identificar o enredo (situação-problema, sequência de eventos, desfecho) em contos e fábulas.
-
EF02LP03: Relacionar o conteúdo dos textos lidos a contextos familiares, culturais e sociais.
-
EF02LP04: Ler diferentes gêneros literários – fábulas, contos, parlendas – com fluência e prosódia adequada.
-
EF02LP05: Reconhecer, em fábulas, os personagens e as lições morais implícitas.
-
EF02LP06: Produzir textos coletivos e individuais (recontos, conclusões, finais alternativos) a partir da leitura compartilhada.
-
EF02LP07: Participar de dramatizações de textos lidos, respeitando turno de fala e voz adequada ao personagem.
-
OBJETIVOS GERAIS
-
Compreender as estruturas narrativas das fábulas: introdução, desenvolvimento, desfecho e moral da história.
-
Identificar e discutir valores morais presentes nas fábulas.
-
Desenvolver a fluência leitora e a oralidade a partir da leitura compartilhada e dramatização.
-
Produzir, de forma coletiva e individual, recontos, conclusões e finais alternativos.
-
Ampliar o vocabulário e trabalhar a escrita de palavras-chave extraídas dos textos.
-
CRONOGRAMA DE AULAS
-
Aula 1: Apresentação do gênero “fábula” e leitura de “A Lebre e a Tartaruga”.
-
Aula 2: Atividades de compreensão de “A Lebre e a Tartaruga” (vocabulário, sequência de eventos e moral).
-
Aula 3: Leitura e dramatização de “O Leão e o Rato”. Atividade de produção de texto: reconto coletivo.
-
Aula 4: Leitura de “A Cigarra e a Formiga”. Atividades de vocabulário, ilustração e debate sobre valores.
-
Aula 5: Produção de final alternativo para uma das fábulas lidas. Avaliação formativa e registro dos aprendizados.
-
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
Cópias impressas de cada fábula (uma por aluno).
-
Quadro branco ou cartolina grande.
-
Marcadores coloridos.
-
Folhas sulfite ou cadernos de Língua Portuguesa.
-
Lápis, borracha, canetinhas coloridas.
-
Fantasias ou adereços simples (caso a turma dramatize).
-
Imagens impressas para apoiar a dramatização (opcional).
-
DESENVOLVIMENTO DETALHADO DAS AULAS
Aula 1 –
Introdução ao gênero “fábula” e leitura de “A Lebre e a Tartaruga” (50 minutos)
1) Acolhida e ativação de conhecimentos prévios (5 minutos)
-
Cumprimentar a turma; questionar:
-
“Alguém já ouviu falar em fábula?”
-
“O que vocês acham que é uma fábula?”
-
2) Explicação do conceito de fábula (10 minutos)
-
Explicar que fábula é uma história curta, com personagens (geralmente animais) que agem como pessoas e ensinam uma lição (moral).
-
Exibir no quadro três exemplos de títulos de fábulas que todos conhecem (ex.: “A Lebre e a Tartaruga”, “O Leão e o Rato”, “A Cigarra e a Formiga”).
-
Destacar: personagens, narrador, situação-problema, moral ao final.
3) Leitura compartilhada de “A Lebre e a Tartaruga” (30 minutos)
-
Distribuir a folha com a fábula impressa (modelo abaixo) para cada aluno.
-
Orientar a leitura compartilhada em voz alta: o professor lê em voz alta; as crianças acompanham a leitura acompanhando o texto com o dedo.
-
Encantar a turma ao dramatizar a voz de cada personagem (voz mais rápida para a lebre, voz mais pausada para a tartaruga).
-
Após a leitura, releitura silenciosa: cada criança lê a fábula individualmente, em voz baixa, enquanto circula pela sala o professor para tirar dúvidas de vocabulário.
Texto da fábula “A LEBRE E A TARTARUGA” (para imprimir):
A LEBRE E A TARTARUGA
Era uma vez uma lebre muito veloz, que vivia gabando-se de ser a mais rápida de todas as criaturas da floresta. Certo dia, cansada de ouvir a lebre se vangloriar, a tartaruga, calma e perseverante, desafiou-a para uma corrida.
— Você corre muito, lebre, mas eu nunca desisto. Quero mostrar que a velocidade nem sempre vence a corrida. — disse a tartaruga.
A lebre riu e aceitou o desafio. Marcou-se o ponto de partida e, ao sinal, a lebre disparou velozmente, deixando a tartaruga muito atrás.
Confiante de que venceria facilmente, a lebre decidiu descansar debaixo de uma árvore e acabou adormecendo. Enquanto isso, a tartaruga seguiu devagar, passo a passo, sem parar, e ultrapassou a lebre adormecida.
Quando a lebre acordou, correu o mais rápido que pôde, mas já era tarde demais. A tartaruga tinha alcançado a linha de chegada e vencido a corrida.
Moral da história: “De pouco adianta ser rápido se falta esforço e perseverança.”
4) Explanação pós-leitura (5 minutos)
-
Perguntar para a turma:
-
“O que aconteceu no início, no meio e no fim da história?”
-
“Por que a tartaruga venceu?”
-
“Qual é a moral dessa fábula?”
-
Aula 2 – Atividades de compreensão e vocabulário de “A Lebre e a Tartaruga” (50 minutos)
1) Revisão rápida da fábula (5 minutos)
-
Perguntar: “Quem se lembra da história? Vocês lembram quem venceu?”
-
Registrar no quadro, em tópicos, as três partes (início, meio e fim).
2) Atividade 1: Identificação de personagens e sequência (15 minutos)
-
Em grupos de quatro, entregar um envelope com cartões que representam eventos da fábula (cartões numerados de 1 a 4):
-
“A lebre se gabava de sua velocidade.”
-
“A tartaruga desafiou a lebre para a corrida.”
-
“A lebre adormeceu debaixo da árvore.”
-
“A tartaruga venceu a corrida.”
-
-
Orientar cada grupo a ordenar corretamente os cartões do início ao fim da fábula.
-
Após a ordenação, cada grupo apresenta ao restante da turma e justifica a sequência escolhida.
3) Atividade 2: Caça-palavras de vocabulário (15 minutos)
-
No quadro, desenhar uma pequena tabela de letras (7 colunas x 7 linhas) e esconder palavras-chaves da fábula, como “LEBRE”, “TARTARUGA”, “CORRIDA”, “ÁRVORE”, “PEREZA” (pode ser dificuldade de encontrar, usar “PÁRA”).
-
As crianças recebem cópias do caça-palavras para riscar as palavras encontradas.
-
Após encontrar todas, em dupla, devem escrever as palavras novas em seus cadernos e inventar uma frase curta com cada uma (ex.: “A tartaruga caminhou devagar.”).
4) Atividade 3: Complete as lacunas (10 minutos)
-
Distribuir folha com frases retiradas da fábula, porém com lacunas:
-
A _____ desafiou a lebre para uma corrida.
-
A lebre era muito _____ e se gabava de sua velocidade.
-
A lebre adormeceu debaixo de uma _____.
-
A _____ venceu a corrida no final.
-
-
As crianças devem preencher as lacunas com as palavras corretas (tartaruga, veloz, árvore, tartaruga).
-
Corrigir em voz alta, registrando as respostas no quadro.
5) Encerramento e devolutiva (5 minutos)
-
Retomar a moral da fábula e pedir que cada criança diga, em uma frase simples, o que aprendeu com a história.
-
Coletar o material produzido para arquivamento do professor.
Aula 3 – Leitura e dramatização de “O Leão e o Rato” / Reconto coletivo (50 minutos)
1) Apresentação da fábula (5 minutos)
-
Exibir o título “O Leão e o Rato” no quadro e perguntar:
-
“O que vocês acham que pode acontecer numa fábula com esses personagens?”
-
2) Leitura compartilhada de “O Leão e o Rato” (15 minutos)
-
Distribuir o texto impresso para cada aluno (modelo abaixo).
-
Realizar leitura em voz alta por partes: professor lê o narrador, crianças intercalam lendo palavras-chave (LEÃO, RATO, PRESA, SOLTO).
-
Após a leitura em voz alta, orientar a leitura silenciosa para as crianças que quiserem ler novamente.
Texto da fábula “O LEÃO E O RATO” (para imprimir):
O LEÃO E O RATO
Certa manhã, um leão preguiçoso dormia sob a sombra de uma árvore. Um pequeno rato passou correndo em cima dele.
O leão acordou assustado e prendeu-o com uma de suas enormes patas.
— Por que você correu sobre mim, seu rato incompleto? — rugiu o leão.
Tremendo de medo, o rato implorou:
— Por favor, Senhor Leão, poupe minha vida! Se me deixar ir, prometo que um dia retribuirei este favor.O leão riu do tamanho do ratinho, mas sentiu-se generoso e soltou-o.
Dias depois, o leão ficou preso em uma armadilha de caçadores, amarrado em fortes cordas. Seu rugido ecoava pela mata.
O ratinho, ouvindo o barulho, correu até o leão e, com seus dentinhos afiados, roeu pacientemente as cordas até soltá-lo.
— Eu disse que um dia retribuiria o favor! — disse o rato, orgulhoso.
O leão agradeceu em silêncio, percebendo que até o menor dos seres pode ser grande em bondade.
Moral da história: “Quem é bondoso recebe bondade, mesmo dos mais pequenos.”
3) Dramatização em grupos (20 minutos)
-
Formar grupos de 4 ou 5 alunos, distribuindo papéis: leão, rato, narrador e dois auxiliares (para segurar uma “corda” de tecido que prende o leão).
-
Orientar cada grupo a representar a fábula perante a turma, enfatizando a expressão corporal e vocal.
-
Fornecer adereços simples: máscara de leão, orelhas de rato feitas em cartolina, e um pedaço de tecido para simular a corda.
-
Cada grupo apresenta sua dramatização (cerca de 2 a 3 minutos). O restante da turma presta atenção e aplaude.
4) Reconto coletivo (10 minutos)
-
No quadro, listar as partes principais da história em tópicos (introdução, ponto de conflito, resolução, moral).
-
O professor inicia o reconto oral e chama voluntários para completar frases:
-
“No começo, o leão estava ________.”
-
“O rato passou correndo e o leão ________.”
-
“O rato prometeu ________.”
-
“Mais tarde, o leão ficou preso em ________.”
-
“O rato ajudou, roendo ________.”
-
“A moral é ________.”
-
-
Registrar as respostas no quadro em forma de frases completas.
5) Avaliação formativa (5 minutos)
-
Perguntar: “Por que o leão soltou o rato mesmo sendo muito maior que ele?”
-
Anotar as opiniões no caderno de observações do professor para planejamento de intervenções, se necessário.
Aula 4 – Leitura de “A Cigarra e a Formiga” / Atividades de vocabulário e ilustração (50 minutos)
1) Apresentação e motivação (5 minutos)
-
Exibir no quadro uma ilustração simples de uma cigarra tocando música e uma formiga carregando grãos. Perguntar:
-
“O que vocês acham que está acontecendo nessa cena?”
-
2) Leitura compartilhada de “A Cigarra e a Formiga” (15 minutos)
-
Distribuir o texto impresso para cada aluno (modelo abaixo).
-
Professor lê em voz alta, fazendo entonações distintas para a cigarra (voz animada) e a formiga (voz trabalhadora).
-
Leitura silenciosa: as crianças acompanham com o dedo e destacam palavras que desconhecem.
Texto da fábula “A CIGARRA E A FORMIGA” (para imprimir):
A CIGARRA E A FORMIGA
No alto do gramado, vivia uma cigarra alegre que passava o dia cantando e dançando. Enquanto isso, uma formiga trabalhadora ia de um lado para outro, levando grãos para a sua tocaria.
— Por que você trabalha tanto, formiga? — perguntou a cigarra certa manhã.
— Eu guardo comida para o inverno, para não passar frio e fome. — respondeu a formiga.A cigarra riu e continuou a cantar:
— Eu cantarei o verão todo! No inverno, cantarei debaixo das cobertas!Passaram-se os dias; o outono chegou e a brisa ficou fria. As árvores perderam as folhas, e a neve começou a cair. A cigarra, sem ter guardado nada, tremia de frio e fome, pois não havia mais frutas nem ninhos de animais para conseguir alimento.
Desesperada, a cigarra saiu em busca de comida e bateu à porta da formiga.
— Por favor, formiga, me dê algo para comer e um lugar para me aquecer! — implorou a cigarra.
— No verão, você não pensou no inverno — respondeu a formiga. — Agora, eu só posso te oferecer abrigo, mas nada para comer.
A cigarra choramingou e decidiu voltar para o frio, reconhecendo seu erro de não ter trabalhado quando poderia.
Moral da história: “Quem não se prepara para o futuro, eventualmente, sofrerá as consequências.”
3) Atividade 1: Identificação de palavras e sinônimos (15 minutos)
-
No quadro, escrever cinco palavras-chave da fábula: “CIGARRA”, “FORMIGA”, “TRABALHAR”, “INVERNO”, “COMIDA”.
-
Em duplas, as crianças devem procurar, no dicionário simples (ou no glossário fornecido), sinônimos para cada palavra:
-
CIGARRA → inseto, canta…
-
FORMIGA → inseto, operária…
-
TRABALHAR → esforçar, produzir…
-
INVERNO → estação fria…
-
COMIDA → alimento, refeição…
-
-
Cada dupla escreve as palavras no caderno, com o sinônimo ao lado, e troca a lista com outra dupla para conferir. O professor circula para auxiliar.
4) Atividade 2: Ilustração da cena principal (15 minutos)
-
Fornecer folha em branco ou no modelo: duas metades (uma para a cigarra cantando no verão e outra para a cigarra pedindo ajuda no inverno).
-
Orientar as crianças a desenhar e colorir as duas cenas:
-
Lado esquerdo: verão, cigarra feliz cantando; formiga trabalhando.
-
Lado direito: inverno, cigarra com frio, filas de neve, cigarra batendo na porta da formiga.
-
-
Incentivar o uso de cores quentes (no verão) e cores frias (no inverno).
-
Depois de finalizado, pedir que cada aluno explique à classe a escolha de cores e elementos do desenho.
5) Debate sobre valores (5 minutos)
-
Reunir a turma em roda e perguntar:
-
“Por que a formiga não quis dar comida para a cigarra?”
-
“O que vocês fariam se fossem formiga? E se fossem cigarra?”
-
“Qual a lição principal dessa fábula?”
-
-
Registrar as respostas no quadro em tópicos (preparo, responsabilidade, solidariedade).
Aula 5 – Produção de final alternativo / Avaliação formativa (50 minutos)
1) Revisão dos principais ensinamentos (5 minutos)
-
Relembrar brevemente as três fábulas lidas: “A Lebre e a Tartaruga”, “O Leão e o Rato” e “A Cigarra e a Formiga”.
-
Destacar as morais de cada uma.
2) Escolha da fábula para final alternativo (5 minutos)
-
Perguntar à turma qual fábula eles gostariam de reescrever o final:
-
Exemplo: “E se a cigarra tivesse trabalhado um pouco?”
-
“E se a lebre não tivesse dormido?”
-
“E se o leão tivesse capturado o rato definitivamente?”
-
-
Votar em conjunto e escolher apenas uma fábula (sugestão: “A Cigarra e a Formiga”).
3) Produção de final alternativo (20 minutos)
-
Individualmente, cada aluno receberá folha com o início da fábula escolhida até o conflito (por exemplo, fábula “A Cigarra e a Formiga” até o primeiro diálogo do verão).
-
O restante do texto estará em branco, com o título “Final Alternativo”.
-
Orientar: “Inventem um novo final onde a cigarra e a formiga encontrem uma solução diferente. Pode ser que a formiga ajude, que a cigarra ajude a formiga, ou qualquer outro desfecho criativo, mas respeitando o início da história.”
-
As crianças escrevem (com ajuda do professor quando necessário) e podem ilustrar ao lado, se desejarem.
-
Professor circula, revisa ortografia e incentiva a criatividade.
4) Compartilhamento e avaliação coletiva (15 minutos)
-
Em roda, alguns voluntários compartilham seus finais alternativos em voz alta.
-
O professor escreve no quadro trechos de cada final, destacando aspectos criativos e uso de vocabulário adequado.
-
Após todas as apresentações, debater brevemente:
-
“Qual final vocês acharam mais interessante?”
-
“O que mudou em relação à fábula original?”
-
“Quais valores apareceram no novo final?”
-
5) Autoavaliação e registro do professor (5 minutos)
-
Cada criança preenche, no caderno, uma frase de autoavaliação:
-
“Hoje eu aprendi a ____________.” (ex.: “escrever novas histórias”; “usar palavras novas”; “dramatizar uma fábula”).
-
-
O professor registra, em ficha própria, observações sobre:
-
Participação oral;
-
Criatividade nos finais;
-
Domínio do vocabulário estudado;
-
Facilidade de leitura e escrita.
-
-
ATIVIDADES OPCIONAIS / EXTENSÃO
-
Cartaz com Morais: montar um cartaz na sala contendo as morais de todas as fábulas lidas para consulta futura.
-
Livro de Fábulas da Turma: coletar todos os finais alternativos, ilustrar e encadernar, criando um pequeno livro que ficará disponível na biblioteca da escola.
-
Fábula em Quadrinhos: pedir que cada aluno escolha uma das fábulas e transforme em quadrinhos, desenhando as cenas principais em 4 a 6 quadros.
-
Pesquisa em Casa: solicitar que as famílias leiam, com a criança, outras fábulas (por exemplo, “A Raposa e as Uvas”) e tragam o texto para compartilhar na rota de leitura.
-
AVALIAÇÃO
-
Avaliação contínua (formativa) baseada em:
-
Participação nas leituras compartilhadas;
-
Envolvimento na dramatização;
-
Desempenho nas atividades de compreensão (sequência, caça-palavras, lacunas);
-
Qualidade dos finais alternativos e uso de vocabulário;
-
Interação nos debates sobre valores.
-
-
Registros do professor em diário de classe: anotar progresso individual, dificuldades específicas (ex.: leitura, ortografia ou expressão oral) e planejar intervenções.
-
MODELOS DE TEXTOS E FOLHAS DE ATIVIDADES (PRONTOS PARA COPIAR E COLAR)
10.1 Texto da fábula “A Lebre e a Tartaruga”
A LEBRE E A TARTARUGA
Era uma vez uma lebre muito veloz, que vivia gabando-se de ser a mais rápida de todas as criaturas da floresta. Certo dia, cansada de ouvir a lebre se vangloriar, a tartaruga, calma e perseverante, desafiou-a para uma corrida.
— Você corre muito, lebre, mas eu nunca desisto. Quero mostrar que a velocidade nem sempre vence a corrida. — disse a tartaruga.
A lebre riu e aceitou o desafio. Marcou-se o ponto de partida e, ao sinal, a lebre disparou velozmente, deixando a tartaruga muito atrás.
Confiante de que venceria facilmente, a lebre decidiu descansar debaixo de uma árvore e acabou adormecendo. Enquanto isso, a tartaruga seguiu devagar, passo a passo, sem parar, e ultrapassou a lebre adormecida.
Quando a lebre acordou, correu o mais rápido que pôde, mas já era tarde demais. A tartaruga tinha alcançado a linha de chegada e vencido a corrida.
Moral da história: “De pouco adianta ser rápido se falta esforço e perseverança.”
10.2 Texto da fábula “O Leão e o Rato”
O LEÃO E O RATO
Certa manhã, um leão preguiçoso dormia sob a sombra de uma árvore. Um pequeno rato passou correndo em cima dele.
O leão acordou assustado e prendeu-o com uma de suas enormes patas.
— Por que você correu sobre mim, seu rato incompleto? — rugiu o leão.
Tremendo de medo, o rato implorou:
— Por favor, Senhor Leão, poupe minha vida! Se me deixar ir, prometo que um dia retribuirei este favor.O leão riu do tamanho do ratinho, mas sentiu-se generoso e soltou-o.
Dias depois, o leão ficou preso em uma armadilha de caçadores, amarrado em fortes cordas. Seu rugido ecoava pela mata.
O ratinho, ouvindo o barulho, correu até o leão e, com seus dentinhos afiados, roeu pacientemente as cordas até soltá-lo.
— Eu disse que um dia retribuiria o favor! — disse o rato, orgulhoso.
O leão agradeceu em silêncio, percebendo que até o menor dos seres pode ser grande em bondade.
Moral da história: “Quem é bondoso recebe bondade, mesmo dos mais pequenos.”
10.3 Texto da fábula “A Cigarra e a Formiga”
A CIGARRA E A FORMIGA
No alto do gramado, vivia uma cigarra alegre que passava o dia cantando e dançando. Enquanto isso, uma formiga trabalhadora ia de um lado para outro, levando grãos para a sua tocaria.
— Por que você trabalha tanto, formiga? — perguntou a cigarra certa manhã.
— Eu guardo comida para o inverno, para não passar frio e fome. — respondeu a formiga.A cigarra riu e continuou a cantar:
— Eu cantarei o verão todo! No inverno, cantarei debaixo das cobertas!Passaram-se os dias; o outono chegou e a brisa ficou fria. As árvores perderam as folhas, e a neve começou a cair. A cigarra, sem ter guardado nada, tremia de frio e fome, pois não havia mais frutas nem ninhos de animais para conseguir alimento.
Desesperada, a cigarra saiu em busca de comida e bateu à porta da formiga.
— Por favor, formiga, me dê algo para comer e um lugar para me aquecer! — implorou a cigarra.
— No verão, você não pensou no inverno — respondeu a formiga. — Agora, eu só posso te oferecer abrigo, mas nada para comer.
A cigarra choramingou e decidiu voltar para o frio, reconhecendo seu erro de não ter trabalhado quando poderia.
Moral da história: “Quem não se prepara para o futuro, eventualmente, sofrerá as consequências.”
10.4 Atividades de Aula 2 (para “A Lebre e a Tartaruga”)
Atividade 1 – Sequência de eventos (em grupo)
-
Separem estes cartões e ordenem-os na sequência correta:
-
A lebre se gabava de sua velocidade.
-
A tartaruga desafiou a lebre para a corrida.
-
A lebre adormeceu debaixo da árvore.
-
A tartaruga venceu a corrida.
-
-
Explique em poucas palavras por que a sequência que vocês escolheram está certa.
Atividade 2 – Caça-palavras de vocabulário
-
Encontre no caça-palavras as seguintes palavras:
-
LEBRE
-
TARTARUGA
-
CORRIDA
-
ÁRVORE
-
PARAR
-
Atividade 2 – Complete as lacunas
Preencha com as palavras adequadas (tartaruga, veloz, árvore, tartaruga):
-
A _____ desafiou a lebre para uma corrida.
-
A lebre era muito _____ e se gabava de sua velocidade.
-
A lebre adormeceu debaixo de uma _____.
-
A _____ venceu a corrida no final.
10.5 Atividades de Aula 3 (para “O Leão e o Rato”)
Atividade 1 – Perguntas de compreensão (individual ou dupla)
-
Quem era o personagem maior da história? ________________
-
Por que o leão prendeu o rato? ________________________
-
O que o rato prometeu ao leão? _______________________
-
Como o rato ajudou o leão depois? ____________________
Atividade 2 – Reconto coletivo (no quadro)
Preencha as lacunas para recontar a fábula:
No começo, o leão estava _____________.
O rato passou correndo e o leão _____________.
O rato prometeu _____________.
Mais tarde, o leão ficou preso em _____________.
O rato ajudou, roendo _____________.
A moral é _________________.
10.6 Atividades de Aula 4 (para “A Cigarra e a Formiga”)
Atividade 1 – Sinônimos (em duplas)
Procurem, no dicionário ou glossário, sinônimos para estas palavras e copiem no caderno:
-
CIGARRA → _________________________
-
FORMIGA → _________________________
-
TRABALHAR → _________________________
-
INVERNO → _________________________
-
COMIDA → _________________________
Atividade 2 – Ilustração em duas partes
Em uma folha dividida ao meio:
-
Lado esquerdo: desenhe e pinte a cigarra cantando no alto do gramado, com a formiga trabalhando.
-
Lado direito: desenhe e pinte a cena do inverno, com a cigarra pedindo ajuda e a formiga dentro de casa.
Use cores quentes (verão) e cores frias (inverno). Depois, explique para a turma as cores que escolheu e o que acontece em cada cena.
10.7 Atividades de Aula 5 (Final alternativo)
Folha para produção de final alternativo (modelo)
Título da fábula: A Cigarra e a Formiga
Início :
No alto do gramado, vivia uma cigarra alegre que passava o dia cantando e dançando. Enquanto isso, uma formiga trabalhadora ia de um lado para outro, levando grãos para a sua tocaria.— Por que você trabalha tanto, formiga? — perguntou a cigarra certa manhã.
— Eu guardo comida para o inverno, para não passar frio e fome. — respondeu a formiga.A cigarra riu e continuou a cantar:
— Eu cantarei o verão todo! No inverno, cantarei debaixo das cobertas!Passaram-se os dias; o outono chegou e a brisa ficou fria. As árvores perderam as folhas, e a neve começou a cair. A cigarra, sem ter guardado nada, tremia de frio e fome, pois não havia mais frutas nem ninhos de animais para conseguir alimento.
Final Alternativo (escreva abaixo):
Instruções para o aluno:
-
Continue a história a partir de: “A cigarra, sem ter guardado nada, tremia de frio e fome…”
-
Inventem um final diferente: a formiga decide ajudar? A cigarra descobre outra maneira de se proteger?
-
Usem frases completas e atenção à ortografia.
-
Se quiser, ilustre no espaço abaixo.
-
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta sequência didática foi elaborada para oferecer aos alunos do 2º ano experiências diversas com fábulas: leitura, interpretação, ampliação de vocabulário, dramatização e produção escrita. O material apresentado está pronto para ser copiado e colado em um documento Word, bastando ajustar margens e formatação conforme o modelo adotado pela sua escola.
Bom trabalho!
QUER MAIS ATIVIDADES?
*Atividades da Ed infantil*
https://go.hotmart.com/G98119090E
Professora quer fazer sua 2ª graduação ou pós?
ÚLTIMA CHAMADA, PROFESSOR(A)!
Segunda Licenciatura 100% EAD está prestes a ENCERRAR!
Com a nova norma do MEC, essa chance única vai desaparecer — e quem ficar de fora vai se arrepender!
Imagina só:
• Trabalhar em 2 ou 3 turnos por dia…
• Ir todo fim de semana encarar 6–8 horas de aula presencial…
Você aguentaria esse ritmo?
Solução simples:
Estude de onde estiver, no seu horário.
Cresça profissionalmente sem abrir mão da rotina.
Faça networking com colegas de todo o Brasil.
Garanta AGORA sua vaga na ÚLTIMA TURMA 100% EAD!
Clique aqui e finalize sua matrícula
Corra: as inscrições fecham em breve e esta é sua última oportunidade!
*Links dos grupos de professores do site cucasuperlegal.com*
*OLHAR QUAL AINDA TEM VAGA*
https://chat.whatsapp.com/ChQK5Ux5sLoLhbG74sA2Zx
https://chat.whatsapp.com/K247Z7jLwfy7A3Id0PC6Dp
https://chat.whatsapp.com/K26jxo0VBs23x5Aa8CCcNL
https://chat.whatsapp.com/LrJaU6zko2eJNO0RBdjC9l
https://chat.whatsapp.com/B6C11tjVsRIHVilFg0bBFc
https://chat.whatsapp.com/LUILqFZZonQJayc3ABFOU4
https://chat.whatsapp.com/DEItYZTXj8DAMBDNeu9mhh
https://chat.whatsapp.com/GE5n0qlgDl2BlY8tWpzg2r
https://chat.whatsapp.com/J8fvvgTXaBw5U5wlKiaF6x
https://chat.whatsapp.com/GJGsSZURAlx9LC1hfUr4ca
https://chat.whatsapp.com/G35z1vBIngA1SaC5TW9s6c
https://chat.whatsapp.com/IJ9R7WW3wne0R57jhCPOpy
https://chat.whatsapp.com/DFHrFUQyiUi6rTDQV2RHF5
PARA MAIS ATIVIDADES GRATUITAS ACESSE OS LINKS ABAIXO:
ATENDENDO AOS PEDIDOS NOSSOS MATERIAIS AGORA TAMBÉM EM PDF PARA VOCÊ BAIXAR GRATUITAMENTE.
5º Ano – Roteiro Completo com todas atividades em PDF – Baixe grátis
CLIQUE AQUI –
https://cucasuperlegal.com/5o-ano-roteiro-completo-com-todas-atividades-em-pdf-baixe-gratis/
*Atividades da Ed infantil*
https://go.hotmart.com/G98119090E
*ATIVIDADES – 1º ANO FUNDAMENTAL – BNCC 2025*
https://go.hotmart.com/P98120586R
*Atividades completas do 2º ANO. PARA TODAS AS DISCIPLINAS!*
https://go.hotmart.com/I98119192F
*Atividades completas para o 3° ano*
https://go.hotmart.com/V98119230T
*Atividades completas do 4º ANO. para TODAS AS DISCIPLINAS!*
https://go.hotmart.com/A98119291G
*Imagine ter acesso a atividades completas do 5º ANO. para TODAS AS DISCIPLINAS!*
Feitas sob medida para você que deseja ganhar tempo e garantir qualidade nas suas aulas.
https://go.hotmart.com/M98119354M
*ATIVIDADES MATEMÁTICA 1° AO 5° ANO (BNCC)* material pronto https://go.hotmart.com/V89322241O
*Moçada, já assistiram? É muito legal!* https://www.youtube.com/shorts/SjCDUyHM5es
As atividades completas do 4º ANO. para TODAS AS DISCIPLINAS! Feitas sob medida para você que deseja ganhar tempo e garantir qualidade nas suas aulas.
Nossos materiais são atualizados pela BNCC, e são editáveis!
https://go.hotmart.com/A98119291G
ATIVIDADES – EDUCAÇÃO INFANTIL – BNCC 2025 Oferecemos tudo em PDF e Word editável, com todas as disciplinas para facilitar sua vida.
Nossas atividades atendem ao Berçário, Maternal e Educação Infantil.
https://go.hotmart.com/G98119090E
Atividades Infantil – Mais de 900 Atividades
https://go.hotmart.com/G79081271A
ATIVIDADES MATEMÁTICA 1° AO 5° ANO (BNCC)
material pronto
https://go.hotmart.com/V89322241O
Atividades pedagógicas:
https://profnoninha.com/reflexao-para-encontro-pedagogico-o-olhar-do-professor-rubem-alves/
*Atividades da semana*
*Tudo gratuito aqui*
*1º ao 5º ano – Atividades :”Descubra o Mistério”, um material lúdico e inteligente que combina a emoção de um enigma com o aprendizado da matemática!*
https://cucasuperlegal.com/1o-ao-5o-ano-atividades-descubra-o-misterio-um-material-ludico-e-inteligente-que-combina-a-emocao-de-um-enigma-com-o-aprendizado-da-matematica/
*Ed. infantil – CGM : Ideias Criativas para Crianças Bem Pequenas*
https://cucasuperlegal.com/ed-infantil-cgm-ideias-criativas-para-criancas-bem-pequenas/
*Educação Infantil – Ideias criativas para trabalhar o campo de experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” (CGM)*
*1º ano – Atividades de produção de textos Prontas para Imprimir e Usar!*
https://cucasuperlegal.com/1o-ano-atividades-de-producao-de-textos-prontas-para-imprimir-e-usar-amanha
*(Berçário) – Ideias Criativas para Bebês – Corpo, Gestos e Movimentos (no espaço externo*):
*Ed. infantil / 1º e 2º ANO – Atividades com as famílias silábica: am – -em – im – om – um*
https://cucasuperlegal.com/ed-infantil-1o-e-2o-ano-atividades-com-as-familias-silabica-am-em-im-om-um/
*2º ANO – Atividades de Ensino Religioso*
https://cucasuperlegal.com/2o-ano-atividades-de-ensino-religioso/
*1º ano – ALFABETIZAÇÃO – Formando palavras – lúdico e interativo*
https://cucasuperlegal.com/1o-ano-alfabetizacao-formando-palavras-ludico-e-interativo/
*Ed. infantil – BRINCADEIRAS E JOGOS PARA AULAS DE PSICOMOTRICIDADE*
https://cucasuperlegal.com/ed-infantil-brincadeiras-e-jogos-para-aulas-de-psicomotricidade/
*1º ANO – SEQUÊNCIA DIDÁTICA – O CRAVO E A ROSA*
https://cucasuperlegal.com/1o-ano-sequencia-didatica-o-cravo-e-a-rosa/
*1º e 2º anos – Atividades de língua portuguesa leitura e interpretação*
https://cucasuperlegal.com/1o-e-2o-anos-atividades-de-lingua-portuguesa-leitura-e-interpretacao/
*1º ano – Atividades de matemática – números, quantidades e operações*
https://cucasuperlegal.com/1o-ano-atividades-de-matematica-numeros-quantidades-e-operacoes-2/
*Ed. infantil ao 5º ano – Atividades de recreação*
https://cucasuperlegal.com/ed-infantil-ao-5o-ano-atividades-de-recreacao/
*2º ao 5º ano – Atividades de caligrafia – letra cursiva*
https://cucasuperlegal.com/2o-ao-5o-ano-atividades-de-caligrafia-letra-cursiva/
*1º ano – Roteiro de aula – com todas as atividades*
https://cucasuperlegal.com/1o-ano-roteiro-de-aula-com-todas-as-atividades/
*5º ano – Atividades de matemática para imprimir – Exercícios*.
https://cucasuperlegal.com/5o-ano-atividades-de-matematica-para-imprimir-exercicios/
, *use a Inteligência Artificial e ganhe tempo*
*Tudo aqui prontinho*
*OS MELHORES «PROMPTS» DO CHATGPT PARA PROFESSORES*
https://cucasuperlegal.com/os-melhores-prompts-do-chatgpt-para-professores/
*1º ano – Atividades de produção de textos*.
*Prontas para Imprimir e Usar Amanhã!*
*1ºao 5º anos – Atividades de matemática – Supermercado – sistema monetário brasileiro*
*Ed. infantil e 1º ano – Atividades de alfabetização – Alfabeto completo*
https://cucasuperlegal.com/ed-infantil-e-1o-ano-atividades-de-alfabetizacao-alfabeto-completo/
*1º ANO – Atividades de leitura de frases com imagens*
https://cucasuperlegal.com/1o-ano-atividades-de-leitura-de-frases-com-imagens/
*Ed. infantil / 1º ano – Atividades de matematica alinhadas a BNCC*
https://cucasuperlegal.com/ed-infantil-1o-ano-atividades-de-matematica-alinhadas-a-bncc/
*1º ano – Atividades interativas de matemática – Quantidades*
https://cucasuperlegal.com/1o-ano-atividades-interativas-de-matematica-quantidades/
*Educação Infantil – Ideias criativas para trabalhar o campo de experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” (CGM)*
https://profnoninha.com/material-para-formacao-de-professores-semeando-a-cultura-de-paz-na-escola/