MODELO DE INFORME DE DEVOLUÇÃO – ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO

INFORME DE DEVOLUÇÃO

Nome do logradouro, número, bairro, cidade, estado, CEP, telefone ou outro tipo de contato, CNPJ

 

 

INFORME DE DEVOLUÇÃO

Ao final do diagnóstico, o psicopedagogo já deve ter formado uma visão global do indivíduo sua contextualização na família, na escola e no meio social em que vive. Deve ter uma compreensão de seu Modelo de Aprendizagem, o que já aprendeu o que pode aprender o que aprende no ponto de vista afetivo­social, que recursos possui, se os mobiliza ou não, que tomam seus interesses na busca do conhecimento.

O resguardo ético do indivíduo e de sua família deve merecer atenção. O laudo ou informativo tem como finalidade resumir as conclusões a que se chegou na busca de respostas às perguntas iniciais que motivaram o diagnóstico.

Utilizo um pequeno roteiro, que sofre modificações necessárias, conforme o caso em questão. É apenas um guia, e não um formulário a ser preenchido.  Essa síntese, em sua redação, independe da sequência em que foram coletados os dados.

 

 

Informe Psicopedagógico

Motivação da Avaliação – Encaminhamento

É necessário se relatar a queixa na visão da família e da escola, quando for o caso. Caracterizar o encaminhamento feito para um diagnóstico psicopedagógico pela escola, pediatra, neurologista, psicólogo e outros.

 

Período de Avaliação e número de Sessões

 

Ao definir o período de avaliação, delimita­se a época do ano letivo em que foi feita, a sua extensão, as interrupções ocorridas e suas causas.

 

Instrumentos Usados

 

Relata ­se o tipo de sessão usada (lúdica, familiar, EOCA, dramatização, etc.), os diferentes testes e seus objetivos, bem como as diferentes entrevistas.

 

Analisar os Resultados nas Diferentes Áreas

 

­ Pedagógica;

­ Cognitiva;

­ Afetivo­social;

­ Corporal

 

Procura­se fazer um relato descritivo de cada área, podendo incluir ou não resultados de teste, trechos, e exemplos de produção do paciente, transcrição de fala, etc. a profundidade dos detalhes colocados dependerá do objetivo do laudo.

Na área pedagógica é, importante dar­se do nível pedagógico do indivíduo de forma global e da especificidade nos diferentes campos, como, por exemplo, leitura, escrita e cálculo.

Na área cognitiva,situa­se o nível da estrutura do pensamento, suas defasagens, seu funcionamento, sua mobilidade predominante (mais assimilativo, hiperacomodativo, etc.). Acrescenta­se o observado sobre a capacidade de antecipação.

No item da área afetivo-sociaal,lém dos dados pessoais no nível emocional e relacional, e o significado do sintoma para o indivíduo e para a família, o nível de reação da escola e informações sobre a estrutura familiar.

­ Estrutura familiar: irmãos, posição entre eles, situação dos pais (vivos, falecidos, separados, etc.), com quem vive o indivíduo.

­ Dinâmica familiar: relação entre seus membros, papéis   exercidos, comunicação familiar do indivíduo e do paciente. Por exemplo:

Pais analfabetos valorizam a aprendizagem como meio de ascensão social, estimulando sempre o trabalho escolar de X, impedindo­o de faltar às aulas;

Pais analfabetos, conformados com  a situação em  que vivem, consideram o filho “burro que nem nós”, sem nenhuma valorização à escola;

Pais de nível universitário, altamente  exigentes  quanto  a  produção  escolar de X, realizam cobrança de modo muito rígido, deixando X muito  ansioso  nas provas.

Na  área  corporal é,  importante  situar  o  uso  do  corpo  em  situações  diversas, aspectos de normalidade, aspectos de psicomotricidade, etc.

 

Síntese dos Resultados – Hipótese Diagnóstica

 

É a resposta mais direta a questão inicial levada pela queixa.  Faz­se uma síntese do que foi analisado no item anterior, estabelecendo­se as relações entre diferentes áreas em relação ao motivo da avaliação. Esse item é uma reelaboração dos dados e suas interligações, de modo a ter uma visão global do paciente ante a questão da aprendizagem e/ou produção escolar.

 

Prognóstico

 

Relata­se a hipótese final sobre o estado futuro do indivíduo em relação ao momento do diagnóstico. É uma visão condicional, baseada no que pode acontecer a partir das recomendações e indicações. Se necessário pode-se fazer referência a indicadores, como, por exemplo, atitude altamente colaboradora, riqueza de expressão simbólica, bom nível intelectual, pedido de ajuda expressa nos testes projetivos, etc.

 

Recomendações e Indicações

 

Sintetizam­se aqui as orientações dadas aos pais e à escola: troca de turma ou de escola, forma de posicionar o indivíduo em sala de aula, modo de lidar com ele em casa e na escola, reformulação de exigências, atribuição de responsabilidades, revelação de fatos, etc. as indicações de atendimentos a serem feitas, seja de psicopedagogia, fonoaudiologia, psicoterapia, etc.

 

Observações: Acréscimo de Dados Conforme casos Especiais

 

Exemplos:

­ Alguns dados da história de vida;

­ Postura do indivíduo durante a avaliação;

­ Recorte de sessões ou testagem;

­ Recorte da dinâmica familiar;

­ Interferências durante o processo;

­ Interrupções;

­ Síntese do sistema escolar.   Análise mais detalhada do    tipo de escola (metodologia, exigências, etc.).

Coloco-me a disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,

[Local e data ] _____________________________________________

Psicopedagoga(o)

[Nome completo/CBO/Inscrição Sindical/Número de Inscrição da ABPp (carimbo, impressão ou de próprio punho)]

[Nome completo/CBO/Inscrição Sindical/Número de Inscrição da ABPp (carimbo, impressão ou de próprio punho)]
[Nome completo/CBO/Inscrição Sindical/Número de Inscrição da ABPp (carimbo, impressão ou de próprio punho)]

 


 

INFORME DE DEVOLUÇÃO

Nome do logradouro, número, bairro, cidade, estado, CEP, telefone ou outro tipo de contato, CNPJ

 

INFORME PSICOPEDAGÓGICO DE DEVOLUÇÃO

Válido por 6 meses

 

NOME:

DATA DE NASCIMENTO:

PERÍODO DE AVALIAÇÃO:

ESCOLA:                                                                                          SÉRIE:

PSICOPEDAGOGA:

 

 

A título de socialização das informações segue abaixo o informe, resultante da análise e avaliação do paciente/aprendente __________________________________________________ nascido em ____/_____/______ atualmente com _______ anos de idade. Foi encaminhado para avaliação psicopedagógica pela Escola/Pai/Responsável ___________________________________

O encaminhamento psicopedagógico, partiu da queixa de que o paciente/aprendente em questão apresenta _______________________________________________________________, principalmente na _________________________________________, apresenta ainda dificuldade no aspecto __________________________ e no ________________________________________.

Apesar da queixa relatada, o paciente/aprendente demonstra _________________________, precisando de ________________________________________________________ adequados para desenvolver as seguintes habilidades:

  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxcc;

A avaliação se deu no período de ____/____/____ a ____/_____/_____, com _____ semanais com duração de ______ minutos de análise diagnóstica.

No diagnóstico foram utilizados os seguintes recursos avaliativos:

  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;

 

Foi possível constatar que o ___________________________________________________.

No aspecto corporal, _______________________________________________________. Na orientação temporal, _____________________________________________. O uso de_____________________________________________________________contribuiu para _______________________________________________________________________________.

Na área cognitiva detectaram-se, _______________________________________________.

Possuí ___________________________________________________quanto à competência ______________________________________________________________________________.

No nível afetivo-social, foi percebido ___________________________________________.

No aspecto pedagógico apresenta ______________________________________________.

O paciente/aprendente traz um histórico de vida marcado por, _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Na quesito pedagógico percebeu-se ________________________________________Faz-se necessário que sejam estabelecidos, estímulos significativos para que se estruturem novas formas de pensar.

Portanto quanto às recomendações necessárias ao seu desenvolvimento, considera-se:

 

  • xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx;
  • xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

Certa(o) de poder contar com a vossa compreensão, desde já agradeço e coloco-me a disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,

____________________________________________

Assinatura

[Nome completo/CBO/Inscrição Sindical/Número de Inscrição da ABPp (carimbo, impressão ou de próprio punho)]

[Nome completo/CBO/Inscrição Sindical/Número de Inscrição da ABPp (carimbo, impressão ou de próprio punho)]

 

Deixe um comentário