Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

Ed. infantil – MODELOS DE RELATÓRIOS DESCRITIVOS

Siga nossas Redes Sociais

ALUNA 1

A aluna continua progredindo gradativamente neste bimestre. A linguagem oral ainda está em processo, continua sendo trabalhada com músicas, parlendas, adivinhas e reconto de histórias. Mas, às vezes, não é possível compreender a fala da criança e demonstra certa timidez para emitir ideias ou opiniões. Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita, porém dispersa com certa facilidade para transcrever do quadro para o caderno e continua apresentando dificuldade em olhar para o professor quando está desenvolvendo um diálogo sobre algo ou reforço de alguma regra / combinado, porém é uma criança esforçada e que demonstra interesse na realização das atividades propostas.
Maria  faz leitura de imagens, figuras, símbolos, ouve com atenção as histórias, expressa-se por meio de desenho, massinha e participa da interpretação oral quando é motivada pela professora. Através da leitura dos cartazes do alfabeto e de forma lúdica é estimulada a identificar as letras e fazer a correspondência com os seus respectivos sons.
Relaciona números às suas respectivas quantidades, está sendo motivada a identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência, assim como a estabelecer relações de comparação entre objetos e posteriormente explorar ordem crescente e decrescente.
Participa da resolução de situações-problema simples envolvendo as ideias de adição e subtração. Portanto, a criança utiliza o vocabulário matemático relacionando-o à conceitos diversos, porém às vezes apresenta insegurança, desorganização espacial e dificuldade de concentração para realizar suas tarefas sendo necessário a intervenção e assistência individual do professor.
Em alguns momentos, é necessário reforçar :
– que é capaz ( que precisa interagir no diálogo e nas brincadeiras com a turma ) e que ainda não concluiu a atividade e é preciso finalizar,
– quanto ao interagir com os colegas, quanto a direção correta ao escrever- da esquerda para a direita, quanto ao capricho nas atividades e o zelo com os materiais escolares.
Obs: a aluna apresentou dificuldade na atividade com sopro solicitada na aula de Ed. Física e através do diálogo com o pai da criança foi possível repassar a observação do prof. Renam e o mesmo demonstrou atenção.

 

ALUNO 2

LUCAS continua se relaciona-se muito bem com colegas, professores e funcionários da Escola.
Sempre realiza as atividades propostas em sala com entusiasmo, assim como as de casa.
A aluna expressa suas ideias com clareza, gosta de ouvir histórias e tem boa interpretação , sabendo recontá-las.
Reconhece o alfabeto e registra com desenvoltura vogais e numerais.
Reconhece o próprio nome e registra a escrita do mesmo com supervisão da professora. Está iniciando o reconhecimento dos nomes dos colegas.
Reconhece e nomeia as cores primárias, secundárias.
Identifica conceitos matemáticos: primeiro/último, dentro/fora, cheio/vazio, grande/pequeno, leve pesado, dia e noite liso/áspero, duro/macio, esquerda/direita.
Identifica dia da semana, mês e ano.
A família, atenciosa atende todas as solicitações da escola e professores.

 

ALUNO 3

A criança apresentou um desenvolvimento bastante significativo no bimestre.
Participa com interesse de atividades orais e de escrita. Reconta com facilidade as histórias contadas em sala e em alguns momentos demonstrou o interesse em criar e narrar histórias para os colegas a partir da observação de imagens nos livros. Expõe com facilidade suas ideias, opiniões e transmite recados. Faz leitura de imagens, figuras, símbolos e já é capaz de ler palavras com sílabas simples. A aluna faz a correspondência entre letras e os sons, já escreve algumas palavras combinando consoante e vogais formando sílabas.
Relaciona números às suas respectivas quantidades, consegue identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência, por exemplo: dias da semana. Participa da resolução de situações-problema simples envolvendo as ideias de adição e subtração. Consegue estabelecer relações de comparação entre objetos para identificar ordem crescente e decrescente. Portanto, a aluna utiliza o vocabulário matemático relacionando-o à conceitos diversos.
Expressa-se livremente por meio de desenho, colagem, escultura com massinha, criando produções bidimensionais. Participa com autonomia de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Seus desenhos continuam apresentando boas formas, ricos em detalhes, utilizando cores variadas e alegres.
Porém, com certa frequência ainda é necessário reforçar quanto ao cumprimento das regras do grupo e da escola, assim como saber ouvir e ter atenção quando os outros falam. E às vezes necessita de orientação ( diálogo ) para melhorar o relacionamento e o convívio entre os colegas.

ALUNO 4

A criança apresentou um desenvolvimento significativo no bimestre. É observador, demonstra interesse e entusiasmo em participar das atividades de escrita e de auxiliar o professor no ambiente escolar.
Faz leitura de imagens, figuras, símbolos. Ouve com atenção as histórias, porém devido a timidez apresenta certa dificuldade de expressar suas ideias e dialogar com os colegas ou professora. Identifica as letras do alfabeto, faz a correspondência com os respectivos sons, participa com autonomia de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Relaciona números às suas respectivas quantidades, está sendo estimulado a identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência, assim como a estabelecer relações de comparação entre objetos para identificar ordem crescente e decrescente. Participa da resolução de situações-problema simples envolvendo as ideias de adição e subtração. Portanto, o aluno utiliza o vocabulário matemático relacionando-o à conceitos diversos.
Demonstra atenção às orientações das tarefas de sala e de casa e as realiza com capricho e responsabilidade.
Porém, já quase finalizando o 3º bimestre, ainda apresenta dificuldades em:
– expressar seus sentimentos, pensamentos e necessidades, às vezes várias vezes solicita confirmação se pode ou não sair da sala para realizar algo,
– lidar com a rotina escolar ( chora às vezes quando chega na escola e demonstra vontade de ir embora)
– interagir com o grupo no momento das brincadeiras ( há certa insegurança ou timidez de manifestar sua vontade em entrosar com as demais crianças no jogo de encaixe ou outros ),
– expressar algo através do desenho ( recentemente, tem demonstrado “ certa resistência “ para não realizar o registro dessa forma quando é solicitado em alguma proposta na sala de aula) e assim como não querer mais manusear a massinha no momento do brincar,
Apesar de não obter maiores informações através das tentativas de diálogo entre professor e aluno, continuo procurando meios para auxiliar o Arthur, pois preocupo-me com o aspecto emocional da criança. As observações foram repassadas para a psicóloga e a coordenadora, tivemos a oportunidade de conversar com os pais do Arthur, e os mesmos demonstraram atenção e interesse em acrescentar a orientação de um profissional fora do ambiente escolar.

ALUNO 5

A criança esteve ausente vários dias durante os meses de julho, agosto e início de setembro, com isso sua aprendizagem foi comprometida.
Apresenta dificuldades em copiar do quadro, confunde letras e números.
Percebo que têm grandes capacidades, porém, por não ser assíduo, sente dificuldades em acompanhar a rotina diária da turma.
Nas atividades que exigem concentração, ainda não consegue direcionar a atenção necessária, precisando que a professora esteja o tempo todo ao seu lado, orientando-lhe para que o mesmo, possa realizar as atividades no tempo previsto.
Ë possível que com acompanhamento de um profissional constante e diferenciado, a criança poderá obter avanços e melhorias na aprendizagem.
Acreditamos ainda que a assistência da família é essencial para atingir esse progresso, na aprendizagem.

ALUNO 6

A aluna foi remanejada para outra instituição e com isso não encerrou o bimestre.
Durante os dias que aqui estudou, apresentou dificuldades no relacionamento interpessoal, em acompanhar a rotina diária da turma e respeitar normas e regras.
Tem extrema necessidade de manusear objetos o tempo todo, o que impedia de ouvir e participar de histórias e das atividades específicas para o desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial, itens que ainda necessita desenvolver.
Apresenta dificuldades em reconhecer letras e números, precisando também ter mais capricho e cuidado com os matérias escolares.
É uma aluna com grandes capacidades, com um pouco mais de incentivo familiar, concentração e interesse em realizar suas atividades, poderá ter melhoras na aprendizagem.

ALUNO 7

Com base nos objetivos nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que a criança, continua apresentando um ótimo desempenho. É cordial, capaz de relacionar de forma muito amigável com seus colegas e professores.
Além de ser atenta, é solícita com os outros alunos, ajudando-os sempre que precisam.
Sabe seguir as regras determinadas pela escola e mostra proatividade ao fortalecer os relacionamentos do convívio escolar.
Consegue reconhecer todas as letras, recitando o alfabeto na sequência correta.
Na linguagem escrita, é capaz de copiar palavras e frases do quadro, tendo um também um bom raciocínio lógico e possui habilidades para realizar operações de adição e subtração.
Atingindo com êxito os objetivos propostos do bimestre.

 

ALUNO 8
A criança esteve ausente vários dias durante os meses de julho, agosto e início de setembro, com isso sua aprendizagem foi comprometida.
Apresenta dificuldades em copiar do quadro, confunde letras e números.
Percebo que têm grandes capacidades, porém, por não ser assíduo, sente dificuldades em acompanhar a rotina diária da turma.
Nas atividades que exigem concentração, ainda não consegue direcionar a atenção necessária, precisando que a professora esteja o tempo todo ao seu lado, orientando-lhe para que o mesmo, possa realizar as atividades no tempo previsto.
Ë possível que com acompanhamento de um profissional constante e diferenciado, a criança poderá obter avanços e melhorias na aprendizagem.
Acreditamos ainda que a assistência da família é essencial para atingir esse progresso, na aprendizagem.

ALUNO 9

Com base nos objetivos nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que a criança, continua apresentando um ótimo desempenho. É cordial, capaz de relacionar de forma muito amigável com seus colegas e professores.
Além de ser atenta, é solícita com os outros alunos, ajudando-os sempre que precisam.
Sabe seguir as regras determinadas pela escola e mostra proatividade ao fortalecer os relacionamentos do convívio escolar.
Consegue reconhecer todas as letras, recitando o alfabeto na sequência correta.
Na linguagem escrita, é capaz de copiar palavras e frases do quadro, tendo um também um bom raciocínio lógico e possui habilidades para realizar operações de adição e subtração.
Atingindo com êxito os objetivos propostos do bimestre.

ALUNO 10

O aluno está mais calmo, mas algumas vezes ainda se estressa, dá birra e chora bastante porque não quer realizar as tarefas. Nas roda de conversa, gosta de contar fatos do cotidiano e histórias ouvidas. Ainda precisa melhorar no cumprimento das regras: não sair da sala sem pedir para a professora, pedir desculpas quando faz algo errado. Está em desenvolvimento o cuidado com os materiais e com a sala. O aluno entende as atividades solicitadas, mas se distrai e precisa de ajuda para executá-las. A coodenação motora fina está em desenvolvimento.

ALUNO 11

THONY veio remanejado no final do bimestre. É comunicativo, sabe argumentar para que sua vontade prevaleça, mas apresentou dificuldade de cumprir e aceitar as regras da sala de aula. Está em desenvolvimento a coordenação motora, pois não segura adequadamente o lápis. É resistente ao fazer as atividades, rabisca, rasga pedaços do caderno. Ainda não desenvolveu hábitos próprios de cuidado com os seus pertences. Usa meios físicos para alcançar o que deseja. Conhece as cores trabalhadas: vermelho, azul e amarelo. Conhece e copia as letras do nome. No parquinho gosta de brincar no escorregador e no carrossel. É resistente em colaborar com a organização da sala.

ALUNO 12

PIETRO é um aluno de comportamento desafiador. Não participa das rodas de conversa, prefere sentar-se longe de todos. Quando está na rodinha fica pulando, rolando no chão ou brincando com algum objeto que pegou e gritando.Não conhece as vogais e não identifica as letras iniciais de uma palavra. Está em andamento escrever o nome. Não identifica os números e suas quantidades. O aluno ainda não compreende as regras da escola e da sala de aula. O aluno precisa de acompanhamento especializado: fonoaudiólogo e psicólogo.

ALUNO 13

RYAN é bom aluno. Gosta de participar das rodas de conversa e das brincadeiras. Está frequentando mais as aulas e isso melhorou seu desempenho. Escreve o nome sem precisar de modelo, identifica os nomes dos colegas. Identifica os números e suas quantidades até 5. Conta até 20. Conhece as vogais e sabe relacioná-las à letra inicial das palavras estudadas. ´Circula pela escola sem precisar de auxílio. Consegue transmitir recados. Está em desenvolvimento aprender a cuidar dos materiais escolares.

ALUNO 14

JEAN é cuidadoso e atencioso ao realizar as atividades de registro. Participa das rodas de conversa contando fatos e histórias, porém ainda precisa aprender a respeitar a opinião dos outros e esperar a vez de falar. Identifica e relaciona as vogais às palavras estudadas. Consegue contar até 20 e relaciona os números às suas quantidades até 5. Possui autonomia, cuida dos seus materiais e da organização da sala. Escreve o nome sem precisar de modelo e identifica os nomes dos colegas.

ALUNO 15

ERICK é um aluno caprichoso e dedicado. Participa das rodas de conversa contando fatos do cotidiano e histórias ouvidas. Identifica e nomeia as letras do nome. Escreve o nome sem modelo. identifica os números e suas quantidades até 5. Conta corretamente até 20.Reconhece e nomeia as vogais. Possui autonomia, circula pela escola e consegue transmitir recados. Está em andamento cumprir as regras de convivência: respeitar a opinião dos outros e não usar de força física.

ALUNO 16

A criança continua se relacionando muito bem com colegas, professores e funcionários da Escola.
Sempre realiza as atividades propostas em sala com autonomia entusiasmo, assim como as de casa.
A aluna expressa suas ideias com clareza, gosta de ouvir histórias e tem boa interpretação, sabendo recontá-las.
Reconhece o alfabeto e registra com desenvoltura vogais e numerais em fase de reconhecimento das consoantes.
Reconhece o próprio nome e registra a escrita completa do seu nome . Está iniciando o reconhecimento dos nomes dos colegas.
Reconhece e nomeia as cores primárias, secundárias e suas misturas.
Identifica conceitos matemáticos: primeiro/último, dentro/fora, cheio/vazio, grande/pequeno, leve pesado, dia e noite liso/áspero, duro/macio, esquerda/direita.
Identifica dia da semana, mês e ano.
A família sempre participativa, atenciosa atende todas as solicitações da escola e professores

ALUNO 17

Apresenta dificuldades em copiar do quadro, confunde letras e números.
Percebo que têm grandes capacidades, porém sente dificuldades em acompanhar a rotina diária da turma.
Nas atividades que exigem concentração, ainda não consegue direcionar a atenção necessária, precisando que a professora esteja o tempo todo ao seu lado, orientando-lhe para que o mesmo, possa realizar as atividades no tempo previsto.
Ë possível que com acompanhamento de um profissional constante e diferenciado, a criança poderá obter avanços e melhorias na aprendizagem.
Acreditamos ainda que a assistência da família é essencial para atingir esse progresso, na aprendizagem.

ALUNO 18

A aluna adaptou-se com os colegas e professores, aceita esperar sua vez. Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade. Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
É uma aluna que participa, socializa, que cuida de seus pertences. Reconhece e escreve seu nome. Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade. Identifica os fenômenos mais simples da natureza.
A família é parceira da escola sempre lê os recados e bilhetes que são enviados, e acompanham as atividades que são realizadas em casa.

ALUNO 19

A aluna tem bom relacionamento com todos que convive. Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. Ouve e aprecia produções musicais. Dialoga com os colegas e professor
Participa, interage e possui o hábito de cuidar dos seus pertences. Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente. Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
Identifica e nomeia formas e tamanhos. Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta ideias.
A família vem se tornando parceira acompanhando as atividades que são enviadas para serem realizadas em casa.

 

ALUNO 20

O aluno possui uma boa socialização com os colegas e professores, realizou as atividades do bimestre propostas em sala de aula. Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos. Aprecia material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades. Reconhece e escreve seu nome.
Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram. Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado. O aluno conseguiu se adaptar melhor às regras de convivência da sala.
A família é parceira da escola sempre lê os recados e bilhetes que são enviados, e acompanham as atividades que são realizadas em casa.

ALUNO 21

O aluno vem apresentando uma boa adaptação e socialização no espaço escolar.
Apresentou avanço satisfatório quanto a timidez, já consegue expressar seus sentimentos, vem adquirindo melhor independência, às vezes, precisa de ajuda simples como: abrir a garrafa de água (habilidade esta que é trabalhada todos os dias na escola).
Realiza todas as atividades de sala. Apresenta dificuldades nas atividades de coordenação motora fina como: rasgar, realizar movimentos de pinça, recortar.
Reconhece e escreve seu nome, nomeia a 1ª e última letra. Identifica as cores primárias e secundárias (estudadas). Distingue e registra as formas geométricas círculo, quadrado, triângulo e retângulo, dentro/fora, cheio/vazio, grande/ pequeno, as vogais A, E, I, O e U, conta até 10,
A participação familiar é constante, lê e assina os bilhetes que são enviados.

ALUNO 22

A aluna distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as. É uma criança bastante comunicativa. Realizou as atividades do bimestre propostas em sala de aula e também as tarefas de casa com capricho e atenção.
É uma aluna que participa, socializa, que cuida de seus pertences. A criança participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. Ouve e aprecia produções musicais. Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seu significados e empregando-as corretamente. Reconhece seu nome e os dos colegas e escreve seu nome. Identifica os fenômenos mais simples da natureza, suas causas e efeitos. A família é parceira da escola sempre lê os recados e bilhetes que são enviados, e acompanham as atividades que são realizadas em casa.

ALUNO 23

A aluna expressa seus sentimentos com clareza. Relaciona-se bem com os colegas, professores e demais funcionários da escola. Realizou as atividades propostas em sala de aula e também as tarefas de casa com capricho e atenção.
É uma aluna que brinca, socializa, que cuida de seus pertences. A criança participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos. Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. A aluna identifica e escreve letras do alfabeto. Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letra na palavra. Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos. Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta ideias.
A família é parceira da escola sempre lê os recados e bilhetes que são enviados, e acompanham as atividades que são realizadas em casa.

ALUNO 24

A aluna está evoluindo no seu processo de socialização com os colegas e professores, porém, às vezes, mostra –se agressiva com os colegas e consigo mesma. Realizou as atividades propostas em sala de aula com auxílio, as atividades de casa nem sempre foram realizadas pela aluna, o que dificulta avaliar seu desempenho extraclasse. É uma aluna que brinca, socializa, está melhorando hábitos próprios de cuidados com seus pertences. Desenvolvendo atitudes de autoconfiança e respeito por suas produções artísticas e as dos colegas. Adquirindo habilidade de expor oralmente suas ideias de forma lógica. Necessita do auxílio da ficha para escrita do nome. Requer constante supervisão da professora.
A família vem se tornando parceira da escola, lendo e assinando os bilhetes que são enviados e acompanhando as atividades que são enviadas para casa.

Deixe um comentário