Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

3º ao 5º ano – Dia Internacional da Mulher – Atividades 3

Siga nossas Redes Sociais

Sofia Ionescu-Ogrezeanu nasceu em Fălticeni, na Romênia, em 25 de abril de 1920 e, com muita dedicação e trabalho, tornou-se a primeira mulher neurocirurgiã do mundo.
A primeira neurocirurgiã da história, Sofia Ionescu ingressou na escola de medicina de Bucareste e inicialmente estudou oftalmologia. Porém com o tempo passou a fazer voluntariado para tratar prisioneiros soviéticos e ali começou a operar cirurgias de amputação.

 

Sofia enfrentou preconceito até mesmo entre os colegas de profissão. Uma equipe de médicos neurocirurgiões, em Paris, duvidando que a médica romena era de fato neurocirurgiã, exigiu ver suas mãos e os calos nos dedos causados por determinados instrumentos típicos de neurocirurgias.
=====================================
A garota ficou conhecida mundialmente após a publicação de O diário de Anne Frank, livro que narra os dois anos que ela e sua família passaram dentro de um esconderijo para tentar escapar da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Para os nazistas, Anne Frank era apenas uma judia. Eles usaram suas leis raciais para identificar os judeus e, a partir daí, lhe negarem o direito de viver. O antissemitismo dos nazistas resultou no Holocausto, que foi o assassinato de seis milhões de judeus-homens, mulheres e crianças.
  • Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos. …
  • Nunca mais recuarei diante da verdade, …
  • Distância, um sino de relógio tocava: pureza no coração, pureza no pensamento… …
  • Apesar de tudo eu ainda creio na bondade humana.

Deixe um comentário