Plano de Aula – 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Leitura e Interpretação de Textos Diversos
Objetivos de Aprendizagem (BNCC):
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
- (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias verbais e nominais, flexão verbal, pronome de tratamento e colocação pronominal, tempos e modos verbais.
- (EF35LP12) Ler e compreender, com autonomia, textos de diferentes gêneros, como notícias, reportagens, cartas, anúncios, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros textuais, considerando a situação comunicativa e o propósito de leitura.
- (EF35LP18) Escutar com atenção apresentações de trabalhos realizados por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos, caso necessário.
- (EF35LP27) Ler e comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê. (Pode ser adaptado com foco na interpretação de diferentes textos).
Recursos:
- Cópias das imagens anexadas (textos “A Gralha Vaidosa”, “Vaga de emprego para técnico em enfermagem…”, anúncio de venda de moto, anúncio de venda de celular).
- Caderno e lápis para anotações e respostas.
- Opcional: cartolinas, canetas hidrográficas para atividades de produção.
Duração: Aproximadamente 3 aulas (50 minutos cada)
Desenvolvimento:
Aula 1: Explorando a Leitura e a Narrativa
-
Momento Inicial (10 minutos):
- Iniciar a aula conversando sobre a importância da leitura e como diferentes textos nos informam e divertem.
- Apresentar a imagem do texto “A Gralha Vaidosa”. Perguntar aos alunos o que imaginam que a história pode tratar apenas observando a imagem (se houver uma na ilustração original).
-
Leitura e Compreensão (25 minutos):
- Realizar a leitura compartilhada do texto “A Gralha Vaidosa”.
- Promover uma discussão oral sobre a história:
- Qual é o problema da gralha?
- Por que ela queria ser eleita rei?
- O que aconteceu no final da história?
- Quais personagens participam da história?
- Onde essa história acontece?
- Solicitar que os alunos respondam à primeira questão da atividade (“O problema da gralha vaidosa teve início quando ela:”). Discutir as opções e justificar a resposta correta, focando na compreensão do enredo.
-
Análise da Linguagem (15 minutos):
- Explorar o vocabulário presente no texto. Identificar palavras desconhecidas e buscar seus significados em conjunto.
- Discutir a forma como a história é contada (narrativa em terceira pessoa).
- Identificar os verbos no passado que indicam as ações da história.
Aula 2: Explorando Textos Informativos e Anúncios
-
Momento Inicial (10 minutos):
- Relembrar a aula anterior e introduzir a ideia de que existem diferentes tipos de textos com diferentes finalidades.
- Apresentar a imagem do anúncio de “Vaga de emprego para técnico em enfermagem…”. Perguntar aos alunos qual a finalidade desse texto.
-
Leitura e Interpretação do Anúncio de Emprego (20 minutos):
- Realizar a leitura compartilhada do anúncio de emprego.
- Discutir os elementos presentes no anúncio:
- Qual é a vaga oferecida?
- Para qual local é a vaga?
- Quais são os requisitos para se candidatar?
- Qual é o objetivo principal desse texto? (Responder à questão 2 da atividade).
- Para quem esse anúncio é direcionado?
- Comparar o anúncio com a narrativa da aula anterior, destacando as diferenças de linguagem e objetivo.
-
Leitura e Interpretação do Anúncio de Venda (20 minutos):
- Apresentar a imagem do anúncio de venda da moto.
- Realizar a leitura compartilhada do anúncio.
- Orientar os alunos a responderem às questões da atividade número 3 (a até f), explorando:
- O que está sendo anunciado?
- Quem está vendendo?
- Quais informações são fornecidas sobre o produto?
- O que significa a expressão “muito econômica”?
- Onde esse anúncio foi publicado?
- Discutir a importância das informações em um anúncio de venda.
Aula 3: Comparando Anúncios e Produção Textual
-
Momento Inicial (10 minutos):
- Revisitar os diferentes tipos de textos trabalhados nas aulas anteriores (narrativa e anúncios).
- Introduzir o anúncio de venda do celular.
-
Leitura e Análise do Anúncio de Celular (20 minutos):
- Realizar a leitura individual ou compartilhada do anúncio do celular.
- Discutir as informações presentes no anúncio:
- O que está sendo vendido?
- Quais características do produto são destacadas?
- Qual o preço?
- Qual a forma de contato?
- Qual a condição do produto?
- Comparar este anúncio com o anúncio da moto, identificando semelhanças e diferenças na forma de apresentar as informações.
-
Produção Textual (20 minutos):
- Propor a atividade número 3 (Recorte de jornais ou revistas uma gravura e faça um anúncio).
- Orientar os alunos a escolherem uma imagem e criarem um anúncio para ela, utilizando as características que aprenderam sobre esse gênero textual (título chamativo, informações relevantes, preço, contato, etc.).
- Incentivar a criatividade e a aplicação dos conhecimentos linguísticos.
Avaliação:
- Acompanhamento da participação e do envolvimento dos alunos nas discussões orais.
- Análise das respostas escritas às questões de interpretação dos textos.
- Avaliação do anúncio produzido pelos alunos, considerando a clareza das informações, a adequação ao gênero e o uso da linguagem.
Adaptações (para 4º e 5º ano):
- 4º ano: Dar maior suporte na leitura e interpretação dos textos, com foco na identificação de informações explícitas e na compreensão global. Na produção textual, pode-se simplificar a estrutura do anúncio.
- 5º ano: Estimular uma análise mais aprofundada dos textos, identificando informações implícitas e inferências. Na produção textual, incentivar o uso de recursos persuasivos e uma linguagem mais elaborada.
Este plano de aula busca integrar as habilidades de leitura, interpretação e produção textual, utilizando os materiais fornecidos como ponto de partida para a exploração de diferentes gêneros textuais e o desenvolvimento da autonomia dos alunos como leitores e produtores de texto, em consonância com a BNCC.
PARA OUTRAS ATIVIDADES DO 5º ANO:
ATIVIDADES MATEMÁTICA 1° AO 5° ANO (BNCC)
clique aqui: https://go.hotmart.com/V89322241O
Tenha acesso imediato à centenas de Atividades de Matemática alinhadas à BNCC do 1º ao 5º ano. Materiais testados em sala de aula e 100% editáveis. Você não precisa mais passar horas, dias ou semanas tentando montar suas ATIVIDADES alinhadas à BNCC.
Tenha acesso Imediato à centenas de Atividades de Matemática do 1º ao 5º ano.
clique aqui: https://go.hotmart.com/V89322241O
Sem Logo;
Cabeçalhos editáveis;
Bordas podem ser removidas/alteradas.
100% editáveis.
São mais de 650 Atividades inéditas que foram testadss e validadas em sala de aula.
– O ACESSO AO MATERIAL CHEGA NO SEU E-MAIL
– VOCÊ PODE IMPRIMIR QUANDO E ONDE QUISER E COMEÇAR UTILIZAR NOSSAS ATIVIDADES
Essa é a sua chance de adquirir 5 materiais completos com o preço de 1.
Atividades de Matemática do 1º ANO.
Atividades de Matemática do 2º ANO.
Atividades de Matemática do 3º ANO.
Atividades de Matemática do 4º ANO.
E Atividades de Matemática do 5º ANO.
SEM PERDA DE TEMPO…
Tendo acesso a esse conjunto de ATIVIDADES alinhadas à BNCC você terá a possibilidade de aprimorar sua prática pedagógica e focar a sua atenção e ação no processo de ensino e aprendizagem.
Atividades Adaptadas Multidisciplinares AEE
https://go.hotmart.com/X99478354E
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNO COM TDAH E TEA – com o PEI https://cucasuperlegal.com/relatorio-de-acompanhamento-pedagogico-para-aluno-com-tdah-e-tea-com-o-pei/
https://cucasuperlegal.com/1-ao-5-ano-modelos-de-relatorios-individuais-por-aluno-editavel/