Enfim, o que é o corpo humano?
O objetivo desta sequência é que os alunos percebam que os corpos dos seres humanos são di-ferentes uns dos outros, não existe um padrão físico e que cada pessoa é única.
Objetivos e conteúdos de ensino
Objetivo de aprendizagem | Objeto de conhecimento | Habilidade desenvolvida |
⦁ Perceber que as pessoas são diferentes na aparência física, na forma de pensar e viver, e todas devem ser respeitadas. | ⦁ Respeito à diversidade | EF01CI04 Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças. |
Duração
2 aulas
Material:
- apresentação em PowerPoint de arquivo com imagens de corpos diferentes;
- argila;
- massinha de modelar;
- tinta;
- pincel;
- papéis coloridos;
- cola;
- tesoura de pontas arredondadas.
Onde realizar
Em um espaço em que seja possível apresentar o PowerPoint a todos.
Como encaminhar
Esta sequência tem o objetivo de discutir o corpo humano para além de um corpo-padrão, am-pliando a visão dos alunos para notar os diferentes corpos que encontramos nas ruas, na televisão e em revistas. Para tanto, sugerimos que elabore um arquivo digital em formato de slides com ima-gens de corpos diferentes: bebês, crianças, adultos, idosos, magros, gordos, altos, baixos, cadeiran-tes, amputados, com próteses, esportistas paraolímpicos, indígenas, orientais, mulheres, homens, pessoas com tatuagens etc.
Ao elaborar esse material, tome cuidado para não criar estereótipos, como, por exemplo, colo-car uma pessoa magra, com corpo “sarado”, em uma situação de destaque, feliz, e uma pessoa obesa adoecida, triste. Você deve procurar imagens que valorizem todo tipo de corpo: pessoas feli-zes em situações de trabalho, lazer, brincadeira, etc.
- muito importante que você escolha apenas imagens com as quais se sinta confortável e se posicione livre de preconceitos para, então, ouvir os apontamentos dos alunos. Esteja atento às fa-las e conduta dos alunos, demostrando sempre a importância do acolhimento e respeito a essas di-ferenças.
Aula 1 – Observando diferentes corpos
Inicie a aula, apresentando o arquivo em PowerPoint aos alunos e, ao fnal, peça que comentem as imagens. Se necessário, para ajudar no debate, pergunte:
- O que é o corpo humano?
- Existe apenas um tipo de corpo humano?
- Nascemos todos iguais?
- Como o corpo se transforma?
- Como as pessoas transformam o próprio corpo?
- Você conhece alguém que não tem uma das mãos?
- Ou que não tenha um dos pés?
- Como vivem essas pessoas?
- Você conhece algum cadeirante?
- Sabe quais são as difculdades dele para transitar?
- Se não gostamos do jeito de alguém, o que devemos fazer?
Durante a apresentação, é possível que surjam risos, desconforto ou piadinhas em relação a al-guma imagem. Fique atento para que isso não evolua e cresça ao longo da discussão.
Mostre a importância do acolhimento das diferenças e do respeito a elas. Ao fnal, espera-se que eles as valorizem e desenvolvam essas posturas.
Caso perceba que isso não ocorreu, retome a discussão e, então, avalie novamente se a habili-dade foi desenvolvida.
Aula 2 – Representando um corpo
Inicie esta aula com a apresentação de obras de arte aos alunos. Pode ser uma exposição física ou virtual de imagens, como pinturas rupestres com fguras humanas, arte grega e romana, renas-centista, moderna, esculturas indígenas, enfm, obras que mostrem diferentes formas de represen-tação do corpo humano. Complete com imagens de livros de Ciências que mostrem o corpo huma-no por fora e por dentro, com os diferentes sistemas.
Oriente a observação das imagens pelos alunos, discutindo o que cada uma representa para eles. Chame a atenção para o que as pessoas estão fazendo, como os corpos foram representados e que material foi usado para produzir a obra.
Peça então que selecionem uma técnica – modelagem, pintura ou colagem – para representar um corpo como quiserem. É importante, nesse momento, retomar as discussões das aulas sobre os diferentes tipos de corpos existentes.
Terminada a produção, organize com os alunos uma exposição para que eles mostrem a obra de arte produzida por eles comentando a metodologia escolhida para desenvolvê-la. Lembre-lhes de que é preciso explicar o que procuraram representar.
Como avaliar
Fique atento às falas e às opiniões dos alunos sobre o que é diferente. Espera-se que, por meio das discussões, eles percebam a diversidade entre as pessoas e a necessidade de respeitar o modo de ser e viver de todas elas.
Para uma avaliação individual, sugerimos as atividades a seguir.
- DESENHE NO QUADRO DUAS PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES.