PROJETO: “Leitura , Fonte de Alegria”
JUSTIFICATIVA:
Nada mais prazeroso do que ler um bom livro ou ouvir uma história contada. Além disso, a leitura aproxima o aluno do universo letrado e colabora na apropriação de patrimônios culturais e da escrita. Auxilia também na construção da afetividade, identidade, desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir e de se expressar.
Sendo assim, é importante desenvolvermos práticas pedagógicas onde os alunos possam ler e ouvir histórias de forma regular.
A escola é o espaço institucionalizado para isso, e os professores são os principais agentes que induzirão os alunos às atividades de leitura procurando assim, despertar a dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler não é apenas uma das atividades da escola, é uma viagem maravilhosa, pela qual adquire-se o conhecimento.
Acreditando que o ato de ler seja o ponto de partida para a construção do pensamento lógico e procurando aliar o prazer da leitura, à construção e ampliaçao do conhecimento, achamos relevante desenvolver este projeto.
Objetivos:
⦁ Despertar o interesse, criatividade e o prazer pela leitura;
⦁ Estimular a criação do hábito de leitura;
⦁ Conhecer histórias diversas;
⦁ Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
⦁ Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita do aluno;
⦁ Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
⦁ Interagir com o conhecimento real e imaginário;
⦁ Estabelecer relações entre a leitura e a realidade vivenciada;
⦁ Auxiliar no processo de inserção ao mundo letrado;
⦁ Conhecer manisfestações culturais diferentes;
⦁ Propiciar situações de leitura compartilhada;
⦁ Desenvolver no aluno a capacidade de se expressar em público, através do reconto aos colegas em sala;
⦁ Melhorar a capacidade de produzir textos escritos.
⦁ Adquirir cuidados e zelo pelos livros;
Público alvo: alunos do Ensino Fundamental
Duração: durante todo ano letivo.
Metodologia:
⦁ Momento diário de leitura deleite, realizada pela professora regente conforme orientação do Pacto Nacional pela Alfabetização;
⦁ Cada turma do Ensino Fundamental receberá do regente da turma uma maleta decorada contendo livros de literatura, para escolha e leitura em família. Juntamente, acompanhará um caderno com atividades sobre o livro que deverão ser realizadas pelo aluno com o apoio da família. Os demais alunos levarão semanalmente um livro de literatura emprestado pela biblioteca da escola, para casa, para ser lido com o acompanhamento da família. Registrarão as histórias lidas através do preenchimento de fichas, ilustrações, colagens, dobraduras, desenhos, reconto oral ou escrito realizados em sala. Estas atividades deverão ser anexadas em uma pasta em forma de portfólio. (Alternando durante as semanas do mês a forma de registro);
⦁ Montagem do “Cantinho de Leitura” em cada sala de aula;
⦁ Empréstimo semanalmente de livros da biblioteca, realizado pelas professoras Mariinha ( matutino) e Delacir (vespertino).
⦁ Motivação através de cartazes afixados no pátio e atividades diversificadas para estimular a leitura de obras interessantes, mensalmente realizado pelas professoras eventuais
⦁ Listar semanalmente, em uma folha, o nome dos livros lidos por cada aluno com cabeçalho, preenchendo abaixo todas as obras literárias lidas pelo(a) aluno(a). Colar a ficha no caderno de Língua Portuguesa.
⦁ Montar mensalmente o mural de indicações: o professor regente e seus alunos montam mensalmente um mural, com a sugestão de um livro, com os seguintes dizeres: “Indicamos o livro_________ do (a) autor (a)____________ porque_________________. Os alunos colocarão na ficha modelo ( ficha única para toda a classe) o motivo pela qual o livro deverá ser lido pelos colegas.Os professores de outras turmas deverão motivar seus alunos a lerem o mural.
⦁ Seguindo a lista de chamada ou alternando entre meninos e meninas, propor o reconto do livro pelo (a) aluno(a) a cada semana;
⦁ Produzir textos diversificados a partir dos livros lidos;
⦁ Dramatizar histórias lidas durante os auditórios .
⦁ Convite pela direção, para escritores, poetas, contadores de casos, sacramentanos para realização de palestras ou atividades com os alunos.
Recursos:
⦁ Acervo da biblioteca;
⦁ Caixas de livros do Pacto;
⦁ Material do aluno;
⦁ Textos pesquisados na internet;
⦁ Diversos portadores de texto.
⦁ Jornais/ revistas de diferentes épocas.
Responsáveis:
⦁ Professoras regentes;
⦁ Professoras eventuais;
⦁ Supervisão pedagógica.
Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo ano letivo observando o envolvimento e a participação dos alunos, professores regentes e eventuais, professoras responsáveis pelo empréstimo de livros, melhora do desempenho na leitura através do acompanhamento da professora regente e supervisoras.