AMARRAR O TÊNIS
Conteúdo: Coordenação motora fina.
Materiais utilizados: Tênis de amarrar
Desenvolvimento: Em formação de colunas e à frente destas um tênis ao sinal do professor o primeiro aluno de cada coluna vai correr até o tênis e dar um laço e voltar para a coluna e logo em seguida o outro aluno vai desamarrar e asssim sucessivamente.
O ENCOSTA ENCOSTA
Conteúdo: Afetividade e Socialização
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Determinar que todos os alunos fiquem andando à vontade no pátio sem encostar um no outro, quando o professor citar uma determinada parte do corpo.
Exemplo: Joelho todos alunos se agrupar em duplas, encostando os joelhos nos do colega, e assim por diante.
A CHAMADA
Conteúdo: Afetividade e Socialização
Materiais utilizados: Nenhum
Desenvolvimento: Colocar todos os alunos sentados em formação circular e a partir desta posição, o professor vai chamar um por um, por número ou nome. O aluno chamado vai correndo até o centro do círculo de encontro ao professor, bater na mão do mesmo e voltar para sua posição inicial. O professor deverá sempre variar o cumprimento ou passando por debaixo das pernas , bumbum com bumbum, etc.
AVANÇA MACACADA!
Conteúdo: Afetividade e Socialização
Materiais utilizados: Nenhum
Desenvolvimento: Todos os alunos em formação circular vão executar movimentos diversificados, dados pelo professor, simultâneamente com as seguinte palavras.
A nossa turma é bamba
bamba – bamba – bamba
E é equilibrada
Brada – brada – brada
Avança macacada
Maca – ca – ca – da!
E depois repete-se mundando os movimentos.
A PONTE DO RIO QUE CAI
Conteúdo: Coordenação motora grossa
Materiais utilizados:Giz
Desenvolvimento: Organizar os alunos em formação de colunas, uma ou mais, dependendo do tamanho da turma e à frente destas colunas desenhar duas linhas paralelas com aproximadamente um metro uma da outra e estas linhas vão estar demarcadas com vários riscos colocados desordenadamente, além de dois sinais sendo que num, os alunos vão bater palmas e no outro assoviar.O objetivo é ir pisando nos riscos até chegar do outro lado.
- Assoviar
- Bater palmas
CORRIDA DA GARRAFA
Conteúdo: Coordenação motora grossa
Materiais utilizados: Garrafas de refrigerantes de 2 litros
Desenvolvimento: Os alunos deverão estar em formação de colunas e na frente de cada coluna a uns 6 metros aproximadamente; ao sinal do professor os primeiros alunos vão carregar uma garrafa cheia d’água e passar esta água para outra garrafa e voltar para coluna.
Quem terminar a prova primeiro será o vencedor.
CORRIDA DO JORNAL
Conteúdo: Coordenação motora grossa
Materiais utilizados: Folhas de jornais
Desenvolvimento: Todos os alunos em formação de colunas, sendo que cada aluno estará com duas folhas de jornais; ao sinal do professor o primeiro aluno da coluna vai se deslocar até um determinado local e voltar para coluna da seguinte maneira: o aluno só vai se deslocar em cima do jornal retirando e colocando a folha a cada passo.
O BOMBEIRO
Conteúdo: Coordenação motora grossa
Materiais utilizados: Baldes, copos, garrafas plásticas de 2 litros e água.
Desenvolvimento: Colocar os alunos em formação de colunas e à direita de cada coluna um balde cheio d’água; à frente da coluna aproximadamente uns 6 metros uma garrafa de refrigerante vazia; ao sinal do professor, o primeiro aluno da coluna vai encher um copo d’água e transportar a água até a garrafa despejá-lo na garrafa, e voltar para a coluna e assim sucessivamente.
ENTRAR PELO CANO
Conteúdo: Coordenação motora fina.
Materiais utilizados: Tubos de canetas, palitos.
Desenvolvimento: Organizar os alunos em formação de colunas e à frente destas colunas um aluno, a uma distância aproximada de 7 metros, segurando um tubo de caneta pelo meio no sendido vertical; ao sinal do professor o primeiro aluno da coluna vai se deslocar até o outro colega e introduzir um palito no tubo de caneta, deixar cair no chão, pegá-lo e voltar para a coluna.
AGULHA NO PALHEIRO
Conteúdo: Coordenação motora fina.
Materiais utilizados: Palitos de picolé, pedaços de jornal e pequenos cestos…
Desenvolvimento: Todos os alunos em formação de colunas e à frente destas colunas uns cestinhos cheios de pedaços de jornal recortado. O objetivo consiste em pegar estes pedacinhos de jornal com dois palitos de picolé e voltar para a coluna passando os palitos para o outro aluno.
AMARRAR O TÊNIS
Conteúdo: Coordenação motora fina.
Materiais utilizados: Tênis de amarrar
Desenvolvimento: Em formação de colunas e à frente destas um tênis ao sinal do professor o primeiro aluno de cada coluna vai correr até o tênis e dar um laço e voltar para a coluna e logo em seguida o outro aluno vai desamarrar e asssim sucessivamente.
FUTEBOL DE TAMPINHAS
Conteúdo: Coordenação motora fina.
Materiais utilizados: Tampinhas
Desenvolvimento: Os alunos deverão estar em duplas, sendo que cada dupla com 7 tampinhas; 4 tampinhas vão ser os gols, formando o campo, o objetivo é cruzar as 3 tampinhas que sobraram até fazer um gol; as tampinhas deverão ser cruzadas com pequenos toques com o dedo indicador.
TAMPA E DESTAMPA
Conteúdo: Coordenação motora fina.
Materiais utilizados: Frascos de shampoo, garrafas de refrigerantes, todos com tampa.
Desenvolvimento: Formar uma ou mais colunas dependendo do tamanho do grupo; à frente destas colunas vários frascos tampados; ao sinal do professor o primeiro aluno da coluna vai correndo e destampa todos os frascos e volta para coluna e o outro aluno vai tampar e assim sucessivamente.
CORRIDA DOS GÊMEOS
Conteúdo: Equilíbrio dinâmico.
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Todos os alunos em duplas e em formação de fileiras; ao sinal do professor os alunos em duplas vão passar para o outro lado do pátio de mãos dadas na ponta dos pés e depois voltar apoiados nos calcanhares; depois com o lado externo dos pés, em uma perna só, saltando com as duas pernas, e assim variando as formas de deslocamento.
ATRAVESSAR O RIO
Conteúdo: Equilíbrio dinâmico.
Materiais utilizados: Jornais.
Desenvolvimento: Todos os alunos em formação de fileiras de um lado do pátio e cada um com várias bolinhas feitas com jornal. Estes alunos vão passar para o outro lado do pátio jogando estas bolinhas no chão e pisando nelas até o outro lado e depois voltando pisando nas mesmas bolinhas.
Obs: As bolinhas serão as pedrinhas do rio.
BURRINHO DE CARGA
Conteúdo: Equilíbrio dinâmico.
Materiais utilizados: Saquinhos de areia.
Desenvolvimento: Os alunos em formação de colunas; ao sinal do professor os primeiros alunos das colunas vão transportar saquinhos de areia até um determinado local e voltar para a coluna.
Obs: O saquinho poderá ser transportado na cabeça, nos ombros, na barriga, nas costas, etc.
CORRIDA DA CORDA
Conteúdo: Equilíbrio dinâmico.
Materiais utilizados: Cordas.
Desenvolvimento: Todos os alunos em formação de colunas e ao sinal do professor os primeiros alunos vão se deslocar até um local pré- determinado com uma corda envolta no pé-direito segura pela mão direita e outra da mesma forma no pé esquerdo, voltando para coluna o mais rápido possível.
O AMASSA AMASSA
Conteúdo: Tonicidade.
Materiais utilizados: Folhas de jornais.
Desenvolvimento: Todos os alunos em formação circular, e para cada um distribuir folhas de jornais e a partir daí pedir-lhes para que façam bolinhas, amassando bem o jornal e já com a bolinha pronta, os alunos vão atender aos pedidos do professor:
Pressionar a bolinha nas axilas, entre as pernas, etc…
O PNEU
Conteúdo: Tonicidade (relaxamento).
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Todos os alunos em formação circular sentados e a partir daí juntamente com o professor, os alunos vão inspirando gradativamente e ficando em pé da mesma maneira até erguer os braços totalmente para cima e depois murchar o pneu expirando gradativamente, abaixando os braços, a cabeça e assim até ficar novamente sentado.
O ROBÔ
Conteúdo: Tonicidade.
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Organizar os alunos em formação de fileira de um lado do pátio e a partir daí eles vão atender as orientações do professor; imitando o robô com o corpo “bem durinho” até chegar ao outro lado do pátio, depois só com a perna bem “durinha”com os braços extendidos à frente, etc…
A FLORZINHA
Conteúdo: Tonicidade (relaxação).
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Todos os alunos sentados em formação circular e a partir desta posição, juntamente com o professor, eles vão simular o crescimento de uma florsinha da seguinte maneira: elevar o tronco, elevar um braço e depois o outro e simular a ação do vento nas folhas e depois simular o envelhecimento voltando a posição inicial.
O CAÇADOR
Conteúdo: Percepção espacial.
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Distribuir os alunos em 4 grupos, cada grupo com um nome de animal, estes grupos vão estar separados nos 4 cantos do pátio e determinar o caçador que ficará no centro do pátio, quando o professor citar o nome de 2 grupos estes vão trocar de lugar e o caçador tentará pegá-los antes que cheguem ao local determinado.
O BARQUINHO E O JACARÉ
Conteúdo: Percepção espacial.
Materiais utilizados: Folhas de jornais.
Desenvolvimento: Os alunos vão estar espalhados no pátio com uma distância razoável entre eles e com uma folha de jornal ao lado de cada um, quando os alunos ouvirem uma música eles vão correr entre os barquinhos (jornais) sem tocá-los e quando a música acabar eles vão voltar correndo para o barquinho, pois o jacaré pode pegá-los, e à medida que for decorrendo a brincadeira vai-se tirando os jornais, obrigando-os a se agruparem.
Obs: Utilizar noções dentro, fora, à frente, atrás.
JOGO DA LOCALIZAÇÃO
Conteúdo: Percepção espacial.
Materiais utilizados: Giz.
Desenvolvimento: Demarcar no chão com um giz, um círculo; dois traços, um maior e um menor e duas cruzes uma longe e uma perto do círculo, a partir daí os alunos vão seguir as orientações do professor como: dentro, fora, perto, longe, maior, menor e em cima.
BATATINHA FRITA 1 – 2 – 3
Conteúdo: Percepção temporal.
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Organizar os alunos em formação de fileira atrás de uma linha demarcada no chão e quando o professor pronunciar as palavras 1, 2, 3 batatinha frita, os alunos começarão a correr tentando chegar a outro lado e quando for pronunciada a última palavra os alunos terão que ficar imóveis. E assim sucessivamente até que um aluno chegue ao outro lado do pátio.
CORRIDA DAS PALMAS
Conteúdo: Percepção temporal.
Materiais utilizados: Nenhum.
Desenvolvimento: Todos os alunos a vontade no pátio, quando o professor começar a bater palmas devagar, os alunos vão andar; quando bater palmas mais rápido vão andar depressa e quando o professor bater palmas bem rápido os alunos vão correr e assim sucessivamente.
TAPETE MÁGICO
Conteúdo: Percepção espaço temporal.
Materiais utilizados: Giz.
Desenvolvimento: Demarcar vários retângulos em toda a extensão do pátio formando um círculo e os alunos vão correr em formação de coluna e quando o professor der um sinal estes vão agachar e o aluno que parar em cima do retângulo será eliminado.
JOGO DAS FIGURAS
Conteúdo: Percepção visual e discriminação.
Materiais utilizados: Cartões com figuras geométricas.
Desenvolvimento: Demarcar no chão a figura do , , , e com uma distância aproximada entre eles e que cada figura tenha um tamanho no mínimo de “4 metros
quadrados”, quando o professor mostrar o cartão do , os alunos vão correr para dentro desta
figura e assim por diante.
O GUARDA DE TRÂNSITO
Conteúdo: Percepção visual e discriminação.
Materiais utilizados: Quatro cartões de cores diferentes.
Desenvolvimento: Organizar os alunos em 4 grupos, sendo que cada grupo estará em formação de coluna uma de frente para a outra formando um cruzamento a uma distância entre elas de aproximadamente 4 metros, a partir desta posição o professor no centro com 4 cartões de cores diferentes, cada coluna terá uma cor correspondente a do cartão, quando o professor levantar dois cartões, os grupos correspondentes aos cartões vão trocar de lugar entre si, e assim sucessivamente.
BICHARADA
Conteúdo: Exploração de figura fundo
Materiais utilizados: painel com silhuetas negras de animais
Desenvolvimento: Reunir as crianças em pequenos grupos e explorar o painel, chamando atenção para sua forma, tamanho e para as figuras. Ajudar as crianças a reconhecerem as figuras dos animais e dizerem seus nomes. Conversar sobre os animais do painel e pedir a cada criança que fale sobre um animal: onde vive, do que se alimenta, como é sua voz, quais são os seus hábitos etc. As outras crianças podem ajudar, completando as informações. Incentivar as crianças a dizerem os nomes de todos os animais do painel. Contar os animais de cada fileira, somar o número de animais de cada fileira para obter o total de animais.
Lançar perguntas como: Que animal está no canto superior à direita? Que animal está no canto inferior à esquerda? Que figura está abaixo do galo? Que figura está acima do rato? Quais animais são úteis ao homem e quais são nocivos?
PÉ COM PÉ
Dar os pezinhos às crianças para brincar e reconhecer a forma, tamanho, textura e material de que são feitos. Pedir que contem os pezinhos. Se possível, chamar a atenção para as cores de cada par de pezinhos. Ajudá-las a descobrir os números de um a dez escritos nos pezinhos.
Fazer uma brincadeira para arrumar os pés da mesma cor, um ao lado do outro, formando
um par. Mostrar que o número ímpar está sempre escrito no pé esquerdo e no pé direito
está o número par. Propor às crianças que brinquem, colocando seus pés sobre os pezinhos, comparando o tamanho. Fazer no chão uma linha de fita crepe e colocar os pezinhos em ordem crescente, os pés esquerdos de um lado e os direitos de outro. Pedir às crianças que andem sobre os pezinhos, seguindo a ordem de um a dez e falando os números.
Pedir que façam uma coluna só com os números ímpares e outra com os números pares.
Pedir que contem os pés de cada coluna. Brincar de fazer pequenas contas de somar e subtrair, usando os pezinhos. Pedir que empilhem os pés direitos e os esquerdos em dois
montes separados. Nessa oportunidade, ajudá-las a reconhecer muitas partes dos membros inferiores, pés, dedos dos pés (artelhos), calcanhar, tornozelo, joelho, coxa, barriga da perna.
Ensinar a pular com um pé só, chutar bola, ficar de joelhos, agachar, subir em cadeira para alcançar objetos, pular dos degraus.