Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

Ed. infantil – Atividades sobre a àgua –

Siga nossas Redes Sociais

Dia 22 de março é o Dia da Água! Uma ótima oportunidade para trabalhar com os estudantes sobre o tema. Você já pensou em como vai aproveitar essa data em sala de aula?

Inicialmente, que tal ensinar aos estudantes a importância da conservação da água e outros assuntos correspondentes? É legal abordar também as características da água, seus estados físicos e seus ciclos, de forma simples que os alunos compreendam. O professor pode preparar uma aula – ou várias – com os temas, de forma bem divertida e engajadora.

Consciência do consumo

É bastante interessante preparar uma atividade em que se foque apenas em explicitar a quantidade do consumo de água. Quanto se consome em um banho de cinco minutos? Quanto se consome ao lavar o carro com uma mangueira? E com um balde? E deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes?

E quais são as opções para economizar a água? Como o aluno, junto com sua família, pode economizar? Apresente o Dia da água como uma data de consciência coletiva. Essa tarefa pode ser estendida como lição de casa também, para envolver os pais no assunto.

Faça do aluno um detetive

Que tal propor uma dinâmica bem divertida e diferente para os alunos? Encoraje-os a serem detetives por um dia (ou uma semana ou o mês inteiro). Peça que as crianças investiguem em suas casas – e na própria escola – más utilizações da água ou o desperdício dela.


Deixe um comentário