Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

Ed. infantil – Atividades dia mundial da àgua: “brincando com água”

Siga nossas Redes Sociais

Habilidades BNCC:

clique

Contextos prévios:

Oportunize vivências prévias no parque para uma maior familiarização do local por parte dos bebês. Podem ser feitas diversas propostas com a água de forma isolada ou com os materiais e brinquedos preferidos das crianças. Proponha essa pesquisa “brincando com água” em um dia quente e com sol.

Materiais:

Água nos estados líquido e sólido (gelo), corantes de diversas cores, brinquedos preferidos dos bebês, que possam ser banhados, recipientes de diversos tamanhos (bacias ou potes) para colocar a água.

Espaços:

Organize os materiais em três cantos em um espaço com: águas coloridas, em temperaturas diferentes e apresentadas em estados diversos como na forma de gelo por exemplo, brinquedos que possam ser banhados, bacias ou potes para colocar e tirar a água, a fim de ajudar os bebês a serem pesquisadores por meio da exploração dos materiais. É preciso que os potes ou bacias estejam acessíveis aos bebês e que exista pelo menos um desses objetos para cada criança.

Canto 1: água gelada de cor vermelha com alguns brinquedos e potes;

Canto 2: água de cor verde e na temperatura ambiente com brinquedos e potes;

Canto 3: água de cor azul morna e exposta ao sol (para manter a temperatura) com brinquedos e potes também.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais são as explorações feitas pelos bebês ? De que forma esse processo acontece? Quais descobertas os bebês realizam com a água?

2. Como os bebês experienciam a exploração das relações de causa e efeito, ou seja, o transbordar, misturar, mover e remover etc.?

3. Como se dá a interação no parque? Como ocorre a exploração do espaço e dos objetos?


Deixe um comentário