Jogo de memória
Professor, imprima as figurinhas da Independência do Brasil e solicite que os alunos coloram, colem em um papelão de caixas de sapato e plastifiquem com fita adesiva transparente larga, para oferecer mais qualidade ao material.
Para plastificar com a fita adesiva solicite a ajuda de algum profissional da escola, pois é um processo mais difícil para seus alunos.
Imprima pelo menos um jogo para cada dupla.
É importante que o tamanho das cartas e as características sejam as mesmas, pois o verso da carta não pode conter nenhum detalhe que possibilite ao jogador marcar a carta.
Se os seus alunos não sabem jogar o jogo de memória discuta as regras com eles e deixe livre as sugestões para adaptações ou mudança de regras.
O que não pode ser evitado é a existência delas, pois as regras proporcionam organização e resguardam os direitos dos jogadores.
Dia do Fico |
Independência do Brasil
|
Bandeira do Brasil
|
7 de setembro |
José Bonifácio |
Coroação de Dom Pedro I |
Bandeira e espada
|
Independência do Brasil as margens do Ipiranga |
Hino Nacional |
Produção de textos:
Para finalizar a aula proponha uma produção de texto orientada.
|
Para correção da produção de texto combine com os alunos que vai colocar os símbolos, assim você orienta a reescrita, proporcionando o aprendizado com relação a ortografia e a pontuação.
Recursos Complementares
Sitio “Independência do Brasil Portal”, é um sitio do portal do MEC que tem Conteúdos Multimídia, Produções das Escolas, Sugestões de Aulas sobre o tema. Disponível em: http://independenciadobrasilportal.wordpress.com/ Acesso em: 13 de ago. 2014.
Sitio “smartkids”, apresenta divertidas brincadeiras e jogos sobre a Independência do Brasil, em que o aluno pode interagir e aprender. Disponível em:
http://www.smartkids.com.br/especiais/independencia-do-brasil.html Acesso em: 13 de ago. 2014.
Sitio “Info Francisco Zilli”, é um blog com uma coletânea de atividades e jogos interativos sobre a Independência, onde o professor tem informações e os alunos podem brincar e aprender.
Disponível em:
http://infofranciscozilli.blogspot.com.br/2012/08/sete-de-setembro-independencia-do-brasil.html
Sitio “atividades educativas”, apresenta atividades e jogos interativos sobre a Independência, pode ser fonte de pesquisa para o professor e lugar em que os alunos podem aprender.
Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6208
Sitio “ensinar aprender”, tem várias atividades em que o professor pode utilizar para desenvolver o tema.
Disponível em:
http://www.ensinar-aprender.com.br/2010/08/independencia-do-brasil.html
Avaliação
É fundamental que o aluno esteja apto a analisar criticamente seu desempenho e o desempenho do grupo, para isto poderá utilizar roteiros de auto avaliação ou a rodinha onde pode fazer o processo oralmente.
Esta aula propicia ao aluno assimilar o significado do processo histórico na vida das pessoas e da comunidade, tendo por base sua compreensão a respeito do tema e da apropriação de conceitos assimilados nas brincadeiras, nas atividades com os diferentes gêneros textuais trabalhados.
É importante também que o educando consiga perceber as possibilidades, as dificuldades e as potencialidades individuais e do grupo.
Ao professor cabe fazer os registros que lhe permita pontuar a partir das dificuldades e replanejar ações, focando nos objetivos dos direitos de aprendizagem do aluno.