Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

3º Ano – Plano de Aula: Dobro e Triplo com Aventuras Matemáticas

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Plano de Aula – 3º Ano: Dobro e Triplo com Aventuras Matemáticas!

Tema: Desvendando os Segredos do Dobro e Triplo: Uma Jornada Empolgante pelo 3º Ano!

Objetivos:

  • Consolidar a compreensão dos conceitos de dobro e triplo.
  • Aplicar o dobro e triplo em situações-problema do cotidiano.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
  • Promover a aprendizagem lúdica e significativa da matemática.

Público-alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Tempo de aula: 50 minutos.

Materiais:

  • Lousa ou flipchart.
  • Canetas coloridas.
  • Cartões com números (de 1 a 10).
  • Objetos manipuláveis (como tampas de garrafa, botões ou legos).
  • Fichas de atividades com situações-problema.
  • Jogo da memória com cartas de dobro e triplo (opcional).

Desenvolvimento da aula:

Etapa 1: Relembrando os Conceitos (10 minutos):

  • Revisão: Inicie a aula revisando com os alunos os conceitos de dobro e triplo. Utilize exemplos concretos do dia a dia para facilitar a compreensão, como: “O dobro de 5 balas é 5 + 5 = 10 balas” ou “O triplo de 2 pães é 2 x 3 = 6 pães”.
  • Diferenciando dobro e triplo: Enfatize a diferença entre dobro e triplo, utilizando recursos visuais como desenhos ou materiais manipuláveis. Explique que o dobro é resultado da multiplicação de um número por 2, enquanto o triplo é resultado da multiplicação por 3.

Etapa 2: Explorando com Manipuláveis (15 minutos):

  • Atividade com tampas: Divida a turma em grupos e distribua tampas de garrafa (ou outros objetos manipuláveis) para cada grupo. Peça aos alunos que representem o dobro e triplo de um número utilizando as tampas. Por exemplo, para o dobro de 4, os alunos devem formar dois grupos de 4 tampas cada.
  • Variando as quantidades: Explore outras situações com os alunos, utilizando diferentes quantidades de objetos manipuláveis. Incentive-os a verbalizar suas descobertas e a registrar as operações matemáticas na lousa ou em seus cadernos.

Etapa 3: Brincando com o Jogo da Memória (15 minutos):

  • Distribuição das cartas: Distribua para cada aluno um par de cartas do jogo da memória com figuras que representam situações de dobro e triplo.
  • Regras do jogo: Explique as regras do jogo da memória: os alunos devem encontrar os pares de cartas que representam a mesma situação (dobro ou triplo) de um mesmo número.
  • Dinâmica divertida: Incentive a participação ativa dos alunos e torne o jogo um momento divertido e interativo.

Etapa 4: Resolvendo Situações-Problema (10 minutos):

  • Distribuição de fichas: Distribua para cada aluno uma ficha com uma situação-problema que possa ser resolvida utilizando os conceitos de dobro e triplo.
  • Resolução individual: Peça aos alunos que leiam atentamente a situação-problema e identifiquem os dados importantes para a resolução. Incentive-os a utilizar estratégias próprias para encontrar a resposta.
  • Compartilhando as soluções: Reúna a turma para compartilhar as soluções encontradas para cada problema. Promova a socialização das estratégias utilizadas e a validação das respostas.

Etapa 5: Desafio Matemático (5 minutos):

  • Proposta desafiadora: Apresente aos alunos um problema de matemática mais complexo que envolva a aplicação dos conceitos de dobro e triplo.
  • Trabalho em grupo: Divida a turma em grupos e peça que trabalhem juntos para encontrar a solução do problema. Incentive a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Apresentação das soluções: Ao final do desafio, peça aos grupos que apresentem as estratégias utilizadas para resolver o problema. Promova a troca de conhecimentos entre os alunos.

Etapa 6: Fixando a Aprendizagem (5 minutos):

  • Distribuição de cartões: Distribua para cada aluno um cartão com uma operação matemática que envolva dobro ou triplo (como 2 x 6 ou 3 x 8).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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