Planos de aula / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)
Brincar com sombras
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Abordagem didática: O jogo simbólico é estruturador no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças porque, por meio da imaginação e da possibilidade de assumir papéis diferenciados, elas constroem compreensões sobre a realidade. As situações imaginárias são caminhos para a construção do pensamento abstrato e colocam os pequenos na condição de potencializar tudo o que sabem para representar diferentes papéis e resolver desafios inerentes a eles. Assim, desenvolvem a autonomia, ao mesmo tempo em que vão tomando consciência e demonstrando suas compreensões sobre o mundo, sobre as relações sociais e sobre si mesmas.
O que fazer antes?
Antes de propor a brincadeira com as crianças em espaço interno, é importante que organize o material que será utilizado e teste como as sombras serão formadas, para identificar quais objetos e materiais são interessantes para incluir na brincadeira.
Materiais:
Selecione em quantidade suficiente para exploração livre das crianças: brinquedos diversos, fantasias e adereços (como pentes, fivelas diversificadas, laços), jogos de encaixe, objetos como canudos, folhas de árvores, recicláveis e outros materiais de largo alcance. Além desses materiais, selecione também lençol branco, barbante, lanternas, retroprojetor e/ou projetor data show. Livro Brincadeira de sombra, de Ana Maria Machado.
Espaços:
Escolha um espaço na sala para pendurar o lençol branco, o data show e/ou retroprojetor. Escureça o local para a experiência com sombras. Disponha os materiais selecionados em locais de fácil acesso para as crianças, assim elas poderão escolher o que querem utilizar para compor as brincadeiras com sombras.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
- Que enredos e narrativas surgem com a brincadeira de produzir sombras?
- Que estratégias utilizam para imitar e criar sons em suas brincadeiras? Como utilizam o corpo durante a proposta, quais movimentos e gestos produzem?
- Como as crianças conduzem o momento de planejar as brincadeiras com sombras? De que forma inserem em suas brincadeiras as ideias dos colegas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Cuide para que todos os objetos e brinquedos estejam disponíveis e acessíveis ao alcance de todas as crianças. Incentive que elas apoiem seus pares em suas brincadeiras e que compartilhem os materiais disponíveis com os grupos que serão formados.
Convide as crianças para organizar uma roda para a leitura do livro Brincadeira de sombra, de Ana Maria Machado. Essa história potencializa brincadeiras de faz de conta e explorações livres das crianças. Dialogue sobre os fatos narrados na história, se já brincaram com sombras, como brincaram e o que descobriram a partir de suas experiências.
Para finalizar:
Observe se as crianças exploraram e brincaram o suficiente e diga que faltam alguns minutos para iniciarem a organização do espaço. Ao encerrar o tempo, combine com elas onde e como ficarão guardados os materiais que utilizaram.
Desdobramentos
Retome a proposta outras vezes, no mesmo espaço ou em outros ambientes planejados com as crianças. Utilize também os registros que fez durante a brincadeira para identificar as sugestões trazidas pela turma,. selecionando sempre novos materiais para ampliar o repertório delas.
Engajando as famílias
Construa com as crianças um bilhete para as famílias com a proposta de brincar com sombras em casa, utilizando lanternas ou velas (se forem brincar à noite) ou a luz solar (se forem brincar durante o dia) e brinquedos ou objetos que elas tenham interesse e estejam disponíveis em suas casas. Seja o escriba nesse momento. Após a proposta ser realizada, peça às crianças que, durante a roda de conversa com seus colegas, socializem suas vivências em casa. Documente esse momento de conversa por meio de filmagens.
OUTRA SUGESTÃO:
Este post tem 2 comentários
Bom dia !
Posso utilizar suas atividades?
Tenho aluno especial
Lógico. FIQUE A VONTADE.