Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas
Etapa: 1º Período da Educação Infantil
Professora: Nathany Maria Cruvinel da Matta Silva
Data da Atividade:
Campo de Experiência: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” – “O eu, o outro e o nós” – “Traços, Sons, Cores e Formas” – “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Temática da Aula: Vogal I.
Objeto do Conhecimento: Vogal I.
Habilidades: apropriação do som e da grafia da vogal I.
Competências:
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Recurso Didático:
Café e açafrão para fazer o ipê ou tintas marrom e amarela;
Cola branca, algodão e uma folha sulfite.
Desenvolvimento:
– Inicio o vídeo aula com a música “Cacique da aldeia”, tocando um tambor.
– Dar as boas-vindas aos alunos.
– Cantar a música dos 10 indiozinhos, fazendo primeiramente a contagem com os alunos, enquanto coloco os índios no bote.
– Em seguida, explicar o motivo para eu estar caracterizada de índio, que é ensinar a vogal I, fazer a letra I na parede e recordar a grafia das demais vogais.
– Mostrar alguns objetos que começam com a letra I: injeção, índio, iglu, imã, ioiô, igreja.
– A próxima coisa que começa com a vogal I que irei mostrar aos alunos é Ipê, mostrar algumas imagens dessa árvore.
– Contar a história verídica do Ipê que não queria ser poste. “Em Porto Velho, no estado de Rondônia, um ipê foi cortado e usado como poste de luz, mas mesmo depois de ter suas raízes cortadas, ele criou novas raízes e floresceu”. Usar esse lindo exemplo da natureza para demonstrar como podemos fazer tudo quando temos força de vontade.
– Após isso, fazer um ipê amarelo, usando café e açafrão, em recipientes separados, colocar um pouco de cola e agua em cada um e misturar bem.
– Atividade: Passar a mistura de café na palma da mão e na metade do antebraço, depois carimbar em uma folha de sulfite. Com a mistura de açafrão e um pedaço de algodão, salpicar a amarelo, para fazer a copa da árvore. Tirar uma foto e mandar no grupo de sua professora.
Carga horária: 4 horas
Avaliação: Através de vídeos e fotografias das atividades realizadas em casa para verificação da participação e interesse.