Kit 02 Cardigan Casaco Plus Size
Kimono Lãzinha 48 50 52 54
COMPRE👇
https://s.shopee.com.br/LbJbBfkIf
Leitura e interpretação de texto – Gênero textual – Apólogo
Leia o texto abaixo. Ele é um apólogo.
CARACTERÍSTICAS DE UM APÓLOGO
Gênero alegórico que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.
Os apólogos têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que os modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente. Os exemplos são utilizados para ajudar a modificar conceitos e comportamentos humanos, de ordem moral e social. Diferencia-se da fábula por se concentrar mais em situações reais, enquanto a fábula dá preferência a situações fantásticas, e também pelo fato de a fábula se utilizar de animais como personagens.
Diferencia-se da parábola, pois esta trata de questões religiosas e lições éticas, enquanto o apólogo fala de qualquer tipo de lição de vida, mesmo que esta não seja a que é adotada pela maioria como a maneira correta de agir.
TEXTO
Um Apólogo
Machado de Assis
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados…
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando…
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto…
Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima…
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
Texto extraído do livro “Para Gostar de
Ler – Volume 9 – Contos”, Editora Ática – São Paulo, 1984, pág. 59.
Interpretando o texto
01. “Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados…” – Quem disse a frase em destaque?
(a) A linha.
(b) A agulha.
(c) O narrador.
(d) O autor.
02. “Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto…” – A expressão sublinha indica um fato realizado.
(a) pela agulha.
(b) pela linha.
03. “Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela.” – Quem disse a frase em destaque?
(a) A linha.
(b) A agulha.
(c) O narrador.
04. “A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando.” – A quem se refere as expressões destacadas?
(a) Baronesa.
(b) Costureira.
(c) Linha.
(d) Agulha.
05. “Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.” – A expressão sublinha dá ideia de
(a) tempo.
(b) modo.
(c) lugar.
(d) dúvida.
06. Qual das características citadas abaixo não pertence ao gênero Apólogo?
(a) Concentra-se mais em situações reais.
(b) Apresenta fatos relacionados à vida de alguém.
(c) Fala de qualquer tipo de lição de vida.
(d) Ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais.
07. “Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima…” – A palavra em destaque pode ser substituída por
(a) admirável.
(b) maloqueira.
(c) notável.
(d) infeliz.
08. “E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe” – o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de
(a) socializar.
(b) caçoar.
(c) redimir.
(d) estimar.
PARA MAIS ATIVIDADES:
*Você já conhece as atividades anuais mais completas do Brasil, totalmente alinhadas com a BNCC?*
Oferecemos tudo em PDF e Word editáveis, com todas as disciplinas, para facilitar sua vida.
Nossas atividades são voltadas para o *1º ANO FUNDAMENTAL 1*.
CLIQUE AQUI 👇
https://go.hotmart.com/P98120586R

Ao adquirir nosso material, você ainda recebe 7 bônus exclusivos, além de atividades para todas as disciplinas, todas com os códigos da BNCC para garantir que você esteja sempre no caminho certo.
São atividades completas para o Berçário, Maternal e Educação Infantil, prontas para imprimir ou editar como quiser!*
Acesse agora:
👇
https://go.hotmart.com/G98119090E
PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, essa é pra você!
Acesse agora:👇
https://go.hotmart.com/G98119090E
1º ano👇
*Imagine ter em mãos atividades completas, organizadas, lindas e prontas para aplicar com seus alunos do 1º ano, todas alinhadas à BNCC 2025!*
https://go.hotmart.com/P98120586R
Prof, vem cá rapidinho…
Você sabia que existe um material do 2º ano que parece mágica?
É abrir o arquivo, imprimir e pronto: aula resolvida!
Sem estresse, sem enrolação!
Atividades completas para TODAS as disciplinas, tudo alinhado com a BNCC 2025 e prontinho pra usar!
Corre pra ver:
👇
https://go.hotmart.com/I98119192F
3º ano
Atividades completas para TODAS as disciplinas do 3º ano, prontas para imprimir ou editar — e o melhor: tudo alinhado à BNCC 2025!
Você vai amar porque:
Economiza horas no planejamento
Vem em Word e PDF (editável!)
É lindo, organizado e prático
Deixa suas aulas mais criativas e leves!
Transforme sua rotina e encante sua turma!
Acesse agora o link 👇
https://go.hotmart.com/V98119230T
*Atividades incríveis em PDF para o 4º ano, tudo pronto para imprimir e usar*
👇
https://go.hotmart.com/A98119291G
*Atividades prontas do 5° ano*
Clique 

https://go.hotmart.com/M98119354M
Desvende Mistérios e Crie Obras de Arte com a Matemática Divertida! 





Cansado de matemática sem graça e desenhos sem vida? 
Chegou a solução perfeita para transformar o aprendizado em uma aventura emocionante! Com o nosso material exclusivo, seus pequenos (e até os grandinhos!) vão se apaixonar por resolver operações matemáticas enquanto dão vida a incríveis desenhos pixelados.
👇
https://go.hotmart.com/L99753815X?dp=1
ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA LIDAR COM O AUTISMO NA SALA DE AULA
👇
https://go.hotmart.com/L99753815X
