Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

CRIANÇA DE 1 A 2 ANOS – PARECER DESCRITIVO

Siga nossas Redes Sociais

A adaptação da íris a nossa escola foi feita pela mamãe, sempre muito carinhosa e prestativa, nos ajudou neste momento. No início  estranhou bastante, pois nunca havia ficado longe da família e estava acostumada a ter toda a atenção para si em casa, nestes momentos, chorava bastante e só se acalmava quando recebia um colinho. Aos poucos foi se soltando, conhecendo e espaço e criando vínculos com as educadoras. Hoje, sua chegada está tranqüila, assim que entra na salinha, já procura um brinquedo. Tem dificuldade ainda, para compartilhar objetos, mesmo que estes sejam da escola, quando escolhe uma boneca ou brinquedo, este passa a ser seu o dia inteiro, sendo difícil convencê-la a dividir com os colegas. Raramente entra em disputas, quando o faz, desiste com facilidade quando percebe que o outro coleguinha está decidido a disputar com ela, evitando conflitos prolongados. Logo que é convidada a participar de algo, ela primeiro analisa a situação, dá uma observada nos colegas e só depois começa a interagir com o que está sendo proposto. Aos poucos vem procurando interagir com os colegas, mas quando estes se aproximam demais, seja para brincar junto ou mesmo fazer um carinho, ela logo disfarça e se distancia.
Em nossas brincadeiras e rodas cantadas, observa com atenção tudo o que está sendo realizado, mas se mostra tímida na hora de dar as mãos ou cantar junto, preferindo fazer isso, um pouco mais afastada do grupo. Percebemos que observa com atenção e entende tudo que acontece ao seu redor, pois acompanha as cantigas com gestos, repetindo as coreografias que ensinamos.
Tem conversado bastante, chama o nome da professora Márcia quando quer alguma coisa, entende e executa com clareza os pedidos da professora de sentar para lanchar, fazer atividade ou de guardar brinquedos. Embora fale algumas palavras, ainda prefere se comunicar por gestos, apontando aquilo que deseja, neste instante, não tem seu pedido atendido de imediato e vem sendo estimulada a falar como forma de se expressar.
Gosta de brincar com bolas, pega e joga de novo para a professora. Atira longe e dá risadas. Também gosta muito de brincar com as bonecas e panelinhas, colocando as mesmas no balanço, nas cadeirinhas, enrolando em paninhos e colocando para dormir ou mesmo dando comidinha de faz de conta.
Em nossas atividades gráficas, participa com animação. Gosta de pintar e explorar os recursos como tinta, giz de cera etc. Reconhece seus materiais de uso pessoal como a pastinha de trabalhinhos e o caderno de música e gosta de tê-los em mãos e ficar observando os trabalhinhos que já fizemos. Tem se destacado por sua curiosidade, destreza de movimentos e atenção. Na hora de realizar as atividades, senta e aguarda calmamente os materiais e o comando da professora, executando a atividade proposta de forma organizada, gosta tanto destes momentos, que algumas vezes, resiste em guardar os materiais, pedindo para pintar mais um pouco.
Gosta dos moments de higiene, após as atividades mostra as mãos sujas e pede para ir ao banheiro lavar, nas trocas de fraldas, levanta as pernas, auxiliando a professora. Se o nariz está sujo, pede para limpar, apontando para ele e fazendo cara de “eca”. Ao escovar os dentes, gosta de brincar com a escova e ri quando solicitamos para que coloque a língua para fora e passe a escova, no final, gosta de ficar com a escova na mão e resiste na hora de entregá-la para a professora.
Tem sido muito gratificante acompanhar o desenvolvimento da Íris e contribuir para seu crescimento.

 

 

Deixe um comentário