“18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles.
Além dos livros de Monteiro Lobato, o público infantojuvenil conta com outras grandes obras nacionais e internacionais para o seu entretenimento e, acima de tudo, para pensar sobre a realidade. Por exemplo: O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi; O mágico de Oz, de L. Frank Baum; e Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne.”
“Por que o Dia Nacional do Livro Infantil é no 18 de abril?
O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”. Portanto, a data foi escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira.”
Veja mais sobre “18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil” em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm
PAINEL DIA DO LIVRO INFANTIL. 📚
Este painel foi criado para confeccionar com seus alunos e deixar a os personagens de Monteiro Lobato bem coloridos, além de ter a proposta de apresentar o autor de livros infantis mais importante para as crianças desta nova geração e trabalhar os personagens e a importância das obras da literatura infantil brasileira.
A atividade dos personagens com o livrinho nas mãos são o charme especial deste painel e podem ser confeccionadas com as crianças participando na pintura e montagem.