Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

5º ANO – Atividades de leitura e interpretação de texto – ARTIGO DE OPINIÃO

Siga nossas Redes Sociais

Leia o texto abaixo. Ele é um artigo de opinião.

→ CARACTERÍSTICAS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

TEXTO

A estupidez racial

Andre Petry

Alguns parlamentares negros acham que quem é contra a criação de cotas raciais nas universidades pertence à “elite”. Além de defender as cotas raciais, propõem a instituição do Estatuto da Igualdade Racial, uma ideia tão estapafúrdia que chega a criar uma classificação oficial de raças.
Dar espaço aos negros, ao contrário do que a paranoia dos deputados sugere, interessa a todos os brasileiros. O que não interessa aos brasileiros – brancos, negros, índios – é a estupidez racial. O projeto das cotas raciais e o tal estatuto racial, a pretexto de combater as imensas desigualdades sociais no país, não passam de uma calamidade. Nem se perca tempo dizendo que, ao privilegiarem essa ou aquela “raça”, os projetos ferem o ditame constitucional segundo o qual todos são iguais perante a lei. E nem se perca tempo dizendo que isso é uma agressão frontal ao princípio republicano da igualdade.
É até pior: esses projetos são o ovo da serpente.
Eles forçam os brasileiros a criar uma identidade racial, numa negação acintosa à originalidade de nossa miscigenação – dado fundador de nossa identidade. Eles criam um conceito legal de raça. Se aprovados, o Brasil passará a ter “raças oficiais”. Com essa asneira, estarão criadas condições ideais para gerar um clima de confrontação racial no país.
Sim, a maioria dos pobres são negros e pardos – e a melhor forma de combater essa desigualdade é criando oportunidades iguais, abrindo escolas, dando boa educação, oferecendo bons hospitais, gerando empregos. O Estado tem a missão de oferecer oportunidades iguais e bons serviços públicos – bons e universais. Quando se naufraga no pântano de ficar criando divisões raciais e étnicas, institui-se um Estado capaz apenas de fazer politicazinhas que preveem a “inclusão” de uma “minoria” aqui, outra “minoria” ali. Não queremos ser uma federação de minorias. Queremos ser um país de cidadãos. É isso o que interessa a todos os brasileiros.

 

Interpretando o texto

01. Qual dos itens apontados abaixo não foi citado pelo autor como um meio para se combater a desigualdade?

(a) Gerando empregos.
(b) Abrir escolas.
(c) Oferecendo bons hospitais.
(d) Promover a distinção entre raças.

02. “Eles forçam os brasileiros a criar uma identidade racial, numa negação acintosa à originalidade de nossa miscigenação – dado fundador de nossa identidade.” – A palavra destacada pode ser substituída por qual vocábulo citado abaixo?

(a) Mistura.
(b) Movimentação.
(c) Monocultura.
(d) Morbidez.

03. “Eles forçam os brasileiros a criar uma identidade racial.” – A que se refere o vocábulo sublinhado?

(a) Ao Estatuto do Idoso.
(b) Ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
(c) Aos projetos das cotas raciais.
(d) Nenhuma das alternativas anteriores.

04. “Queremos ser um país de cidadãos” – A frase em destaque é atribuída

(a) aos brancos, negros e índios.
(b) aos brasileiros.
(c) aos projetos das cotas raciais.
(d) ao autor do artigo.

05. Qual das opções abaixo demonstra a opinião de alguns parlamentares negros sobre a criação de cotas raciais nas universidades?

(a) Quem é contra a criação de cotas raciais nas universidades pertence à “elite”.(b) O que não interessa aos brasileiros… É a estupidez racial.
(c) A melhor forma de combater essa desigualdade é criando oportunidades iguais.
(d) Os projetos ferem o ditame constitucional segundo o qual todos são iguais.

06. “O projeto das cotas raciais e o tal estatuto racial, a pretexto de combater as imensas desigualdades sociais no país, não passam de uma calamidade.”

– A expressão sublinhada expressa:
(a) um fato.
(b) uma opinião.
(c) nem um fato nem uma opinião.

Deixe um comentário