Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Esopo

PLANO DE AULA 2º, 3º, 4º E 5º ANO- MATEMÁTICA – TANGRAM – Habilidade da BNCC (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Siga nossas Redes Sociais

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e comparar figuras planas  percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Conceito-chave

Identificar as figuras planas nas peças do Tangram, por meio da composição e decomposição.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer  as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.

Recursos necessários.

  • Folha de papel A4 branca;
  • Lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas ( atividade principal, atividade complementar, e raio x).
  • Tesoura.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?

 

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.

Explique que eles deverão recortar as peças do quebra-cabeça do Tangram e com os dois triângulos menores tentar compor figuras já existententes do quebra-cabeça.

Enquanto eles realizam a atividade, circule por eles e verifique quais figuras do quebra-cabeça eles estão formando com os triângulos menores.

Como eles irão utilizar os dois triângulos menores para compor as demais figuras, assim que conseguirem formar, peça que eles registrem na sulfite o desenho formado, para que possam utilizar os triângulos novamente.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam as semelhanças e diferenças com a composição e decomposição de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram no quebra-cabeça do Tangram?
  • Quais figuras são possíveis compor utilizando o triângulo menor?

 

 

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade deixando claro que conseguimos compor figuras planas utilizando triângulos menores e que devemos sempre prestar atenção nas suas semelhanças e diferenças.

Propósito: Fazer com que os alunos depois de terem vivenciado a aula toda, percebam as diferenças e semelhanças nas figuras planas na composição e decomposição delas com a utilização das peças do Tangram.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês perceberam durante a análise do Tangram?
  • Por que algumas duplas mesmo estando com o mesmo quebra- cabeça utilizou triângulo diferente? Alguém consegue explicar?

 

Deixe um comentário