A proposta do campo de experiência “o eu, o outro e nós” – Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito. Ao entender-se melhor, a criança se fortalece enquanto indivíduo e estará mais apta, também, a aceitar as diferenças nas relações.
Já proposta do campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação é o campo que trabalha a aproximação da criança com a linguagem verbal. Para tanto, são estimuladas a comunicação entre os alunos, a leitura, silenciosa e em voz alta, a escrita para retratar situações cotidianas, a criação e representação de histórias.
Corpo, gestos, movimentos
Dos campos de experiência na educação infantil, esse se caracteriza por estimular bastante as crianças. Isso porque elas passam a se relacionar melhor com o corpo por meio de brincadeiras e outras atividades desenvolvidas na escola.
Nesse campo, a coordenação motora é bastante priorizada por meio da música, dança e teatro. Esse trabalho é feito para o aluno conhecer melhor o corpo e ter noções de posicionamento (frente, atrás, dentro, fora etc.).
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
As iniciativas estão voltadas para criar uma ideia de espaço (perto, longe etc.) e uma maior compreensão do movimento corporal (para frente, para trás etc.). Há também um direcionamento para as crianças terem uma maior percepção de tempo (dia, noite e estação do ano).
Nesse campo, as escolas abordam a questão cronológica das atividades, mostrando o significado de termos, como ontem, hoje, amanhã etc. Esse processo tem como meta fazer com que as crianças compreendam a sequência de fatos relacionados com a vida delas.
Além disso, colabora para que elas tenham uma melhor noção de rotina. Por exemplo, uma família cria um calendário de ações que o aluno realiza durante a semana.